Assinatura eletrônica

Você já sabe qual é melhor tipo de certificado digital para cada profissional de saúde no hospital?

Atualmente, todo o ecossistema de saúde, de grupos hospitalares, seguradoras e pacientes, está no meio de um grande processo de digitalização. A atual crise sanitária acelerou o ritmo das mudanças e as previsões para o setor mostram a consolidação de um novo modelo operacional adotado pelas instituições médicas, apoiado pela tecnologia, a exemplo do certificado digital.

Em termos de digitalização, a crise global revelou as graves deficiências para adotar um modelo de saúde digital: a digitalização e o uso de tecnologias são necessários  e urgentes para melhor combater as constantes ameaças à saúde pública.

Na prática, no processo de transformação digital das instituições de saúde, os certificados digitais são uma das ferramentas mais vantajosas para facilitar a evolução para um sistema que reduzirá ineficiências na prestação de cuidados de saúde, melhora o acesso ao diagnóstico e tratamento, reduzirá custos, aumentará a qualidade e tornará a medicina mais personalizada e precisa.

O certificado digital no contexto da saúde

No sistema de saúde, vários serviços são desenvolvidos com o objetivo de atender às necessidades de prevenção, diagnóstico, tratamento e recuperação dos pacientes. Isso gera um grande número de documentos que devem ser assinados: documentos cadastrais, formulários de consentimento do paciente, avisos de alta, avisos de práticas de privacidade, entre outros. Uma lista verdadeiramente interminável que, em alguns casos, deve ser mantida por anos. 

No que diz respeito aos documentos e informações tratadas, acesso seguro e restrito aos dados médicos, gestão eficiente e economias substanciais de tempo e dinheiro são alguns dos desafios apresentados pelos processos tradicionais de assinatura e arquivamento em papel. 

Nesse sentido, o certificado digital é uma ferramenta que permite que profissionais de saúde e outros não profissionais de saúde, como diretores, gerentes e administrativos, se identifiquem e assinem eletronicamente qualquer documento. 

Os pacientes também podem aproveitar os benefícios do certificado digital. Um exemplo é a assinatura do consentimento informado por meio de assinatura eletrônica baseada em certificado digital, oferecendo dupla proteção ao paciente e ao profissional de saúde. 

Basicamente, no Brasil temos ao todo 12 (doze) tipos de certificados digitais, porém, a ICP-Brasil classifica para usuários finais 8 (oito) tipos relacionados com Assinatura Digital (A1,A2,A3,A4,T3,T4,A CF-e-SAT e OM-BR) e 4 (quatro) com sigilo (S1/S2/S3 e S4). 

Os certificados digitais podem ser classificados de acordo com a sua aplicação ou níveis de criptografia, os mais comuns utilizados por médicos e instituições de saúde são os do tipo A1 e A3. 

A1

Válido por 1 ano, o certificado digital A1 precisa ser instalado no seu computador, e também funciona em dispositivos móveis. Sua instalação também pode ser feita em um servidor, e a certificação pode ser gerada para outras máquinas, permitindo sua utilização em vários computadores.

A3

Válido por 3 anos, o certificado digital A3 é armazenado em um dispositivo externo ao computador, ou na nuvem. O dispositivo externo é similar ao de um pendrive (token) ou cartão (smartcard), e o armazenamento na nuvem funciona da mesma forma que plataformas como softwares médicos.

Além disso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) com apoio do ICP-Brasil, disponibiliza o  certificado digital gratuito para todos os médicos brasileiros. De acordo com o presidente do CFM, Dr. Mauro Ribeiro, o certificado gratuito faz parte do conjunto de iniciativas visando a transformação digital no setor de saúde que busca entregar ao médico serviços modernos e de maior qualidade, totalmente alinhados ao mundo cada vez mais digital.

Em termos de garantia e segurança, certificados digitais centralizados ou baseados em nuvem, aqueles gerados e armazenados no servidor seguro e monitorado (HSM), evitam o uso indevido e ajudam a simplificar o trabalho. O armazenamento de todos os certificados num único ponto evita situações de risco, permitindo a gestão e controle da utilização que os administradores fazem do certificado. 

 

 

Uso do certificado digital: benefícios para médicos e instituições de saúde 

Qualificação e segurança

É possível utilizar certificados digitais com total segurança, pois são emitidos por empresas autorizadas pela ICP-Brasil, órgão público brasileiro responsável pela infraestrutura de chaves públicas e certificação digital. Ela garante a identidade da pessoa ou organização a quem é emitido um certificado digital. 

Acesso seguro a dados médicos

Documentos assinados digitalmente por meio de certificados digitais podem ser compartilhados de forma fácil e segura entre os profissionais de saúde e instituições médicas, permitindo o acesso às informações de saúde, após acesso seguro, quando necessário.

O acesso seguro aos dados no sistema de saúde é vital. O certificado digital é um método de autenticação forte que evita a exposição de dados ao uso fraudulento. 

Conformidade regulatória com uso do certificado digital

A constante evolução do quadro legal que rege o setor da saúde bem como a diversidade de normas que compõem o ambiente regulatório deste setor reforça a necessidade de controle, gestão e redução dos riscos a que estão expostos.

HIPAA e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) são algumas das legislações aplicáveis ​​ao setor de saúde que impactam a forma como os documentos são armazenados, como as assinaturas são obtidas e como os dados dos pacientes são transmitidos com segurança.

Nesse sentido, certificados digitais e assinaturas eletrônicas baseadas em certificados atendem aos requisitos da lista e muitas outras legislações obrigatórias. 

A solução Madics Sign integrado ao uso do certificado digital, permite a aplicação de assinaturas eletrônicas nos sistemas de gestão em saúde, na digitalização de documentos e na prescrição digital de medicamentos

O E-VAL Madics Sign é a aplicação preparada para usar o certificado digital gratuito do CFM. Além disso, suporta sistemas como: MV, TASY, MEMED, NEXODATA e todas as integrações relevantes.

O Madics Sign¸ a solução ideal para o gerenciamento de prontuários digitais. Ele combina assinaturas eletrônicas avançadas e qualificadas, para serem usadas conforme as necessidades do hospital.

Compatível com certificados de qualquer autoridade certificadora (AC) ICP-Brasil, é um sistema versátil e transparente para prontuário e operação.

Com ele o hospital eliminará os gastos com registro em papel.

A solução MADICS Sign oferece os recursos necessários para adoção do modelo em conformidade com a resolução 2299 a partir de suas APIs para geração de assinaturas eletrónicas qualificadas e também avançadas, utilizando certificados ICP-Brasil, o que permite gerenciar e autorizar todas as chaves e certificados de assinatura eletrônica do mercado com objetivo de atender múltiplas Autoridades Certificadoras.

Oferecida pela E-VAL Saúde, O MADICS Sign é uma solução de assinatura eletrônica integrada ao prontuário eletrônico do paciente (PEP) que ajuda instituições de saúde a eliminarem papel em seus processos médicos e no uso da receita digital e atestados médicos. 

O MADICS Sign é a maneira mais fácil de eliminar o papel do hospital, melhorando a colaboração entre os médicos, enfermeiros e equipe multi, criando uma experiência incrível.

Considerada a solução mais indicada para eliminação do registro impresso do prontuário, o MADICS Sign se apoia na legislação vigente sobre a validade jurídica de documentos eletrônicos assinados digitalmente e nas resoluções que regulamentam a infraestrutura de certificação digital brasileira e o uso de certificados digitais no setor da Saúde. ​

A solução permite a autenticação do usuário integrada ao sistema de prontuário. O hospital ou seu representante chancelam digitalmente o registro do prontuário e o registro de autenticação do profissional de saúde, garantindo a inalterabilidade do prontuário e autenticação, gerando uma evidência verificável por terceiros.​

Além disso, o MADICS Sign é um sistema híbrido que mantém a assinatura digital ICP-Brasil, transparente para o sistema de prontuário e operação.​ O hospital poderá manter parte dos usuários assinando digitalmente de acordo com sua avaliação.

Quanto tempo sua equipe está perdendo manuseando documentos em papel? Para muitos hospitais, a resposta é: “Não sabemos”.

Embora tenha havido uma mudança nos últimos anos em direção à digitalização de processos de saúde, como o uso de formulários de entrada online simples ou a implementação de sistemas como o prontuário eletrônico do paciente (PEP), muitas práticas ainda lutam com fluxos de trabalho em papel.

Isso pode incluir documentação em papel sendo passada fisicamente entre os membros da equipe, ou mesmo soluções de software não automatizadas, como o envio de um arquivo Excel por e-mail, por exemplo.

Muitos desses processos podem (e devem) ser digitalizados e automatizados, se não por uma questão de conveniência, mas por um outro motivo importante: o custo.

Os sistemas de fluxo de trabalho baseados em papel podem custar à sua clínica milhares de Reais anualmente, mesmo sem você saber.

Nos EUA, por exemplo, o uso de formulários em papel custa US $120 bilhões por ano.

Para as clínicas, a maior parte dos resíduos de papel vem de arquivos de pacientes, formulários de admissão e outros processos de papel relacionados ao atendimento ao paciente, bem como ao trabalho administrativo.

Embora, na prática, o PEP tenha mitigado algum desperdício de papel nas clínicas, isso simplesmente não foi suficiente.

Na verdade, espera- se que a demanda por papel dobre antes de 2030.

Forneça experiências de assinatura excepcionais e agilize assinatura de prontuário com MADICS Sign

É a maneira mais fácil de automatizar fluxos de trabalho de PEP. Use o MADICS Sign e elimine uma boa quantia de papel e dor de cabeça.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!