Assinatura Digital

Uma das dúvidas mais comuns entre os médicos é a diferença entre assinatura digital e assinatura eletrônica e papel do certificado digital

As assinaturas digitais e eletrônicas são uma área complexa e com muitos mal-entendidos por parte dos usuários. O resultado é que as pessoas, a exemplo dos médicos nas instituições de saúde, compram diferentes soluções porque pensam que são criptograficamente seguros, quando muitas vezes não são. Uma área de confusão é a diferença entre uma assinatura digital e assinatura eletrônica. 

A assinatura eletrônica e a assinatura digital são frequentemente usadas de forma intercambiável, mas a verdade é que esses dois conceitos são diferentes. 

A principal diferença entre os dois é que a assinatura digital é usada principalmente para proteger documentos e é autorizada pelas autoridades de certificação, enquanto a assinatura eletrônica é frequentemente associada a um contrato em que o assinante tem a intenção de fazê-lo.

Basicamente, uma assinatura eletrônica é uma representação da assinatura escrita anexada a um contrato ou outro registro médico, usada por um médico ou paciente com a intenção de assinar. 

No entanto, ela não inclui uma chave criptográfica pessoal individual. Em vez disso, a segurança da assinatura é baseada no assinante que faz logon com segurança no sistema do fornecedor que verifica sua identidade. 

As assinaturas eletrônicas são frequentemente assinadas digitalmente, mas em vez de usar um certificado digital pessoal, elas assinam usando um certificado emitido através de uma instituição de saúde ou outra empresa responsável.

Em contraste, uma assinatura digital usa explicitamente uma chave criptográfica pessoal para validar a autenticidade do indivíduo e do documento. Essa assinatura criptográfica também é colocada no documento para evitar adulteração. 

Isso deve garantir que um documento eletrônico seja autêntico – mas na verdade também depende da segurança do resto do sistema. Vamos entender melhor essa diferença.

Diferença entre assinatura digital e assinatura eletrônica na perspectiva de recursos

Uma assinatura digital é caracterizada por um recurso exclusivo que está na forma digital, como uma impressão digital embutida em um documento. O assinante deve ter um certificado digital para que possa ser vinculado ao documento. 

A assinatura digital geralmente é autorizada por autoridades de certificação, a exemplo da ICP-Brasil, responsáveis ​​por fornecer certificados digitais que podem ser comparados a licenças ou passaportes. 

Um certificado digital é usado para validar o documento para verificar sua autenticidade, caso não tenha sido falsificado. Isso desempenha um papel fundamental na verificação da identidade da pessoa original com a assinatura.

Outra característica importante de uma assinatura digital é que ela é usada para proteger documentos digitais. Existem algumas pessoas que tendem a misturar com documentos digitais obtidos online, mas com uma assinatura digital, isso passa a ser impossível. O documento é protegido e somente pode ser acessado por pessoa autorizada para quaisquer alterações ou emendas.

Quando uma assinatura digital é aplicada a um determinado documento, o certificado digital é vinculado aos dados sendo assinados em uma impressão digital exclusiva. Esses dois componentes da assinatura digital são únicos e isso a torna mais viável do que as assinaturas tradicionais, pois suas origens podem ser autenticadas. 

Essa operação criptográfica ajuda a executar as seguintes funções:

  • Comprovar a autenticidade do documento e sua fonte;
  • Certifique-se de que o documento não foi temperado com;
  • A identidade pessoal foi verificada.

O outro aspecto notável sobre a assinatura digital é que ela é composta por diferentes tipos que são suportados principalmente por duas plataformas de processamento de documentos, a exemplo da Adobe.

Principais recursos da assinatura eletrônica

Uma assinatura eletrônica é descrita como qualquer símbolo, processo ou até mesmo som eletrônico associado a um disco ou contrato em que haja intenção de assinatura do documento pela parte envolvida. 

A principal característica de uma assinatura eletrônica é, portanto, a intenção de assinar o documento ou o contrato. O outro aspecto notável que define bem a diferença entre assinatura digital e assinatura eletrônica é que uma assinatura eletrônica pode ser verbal, um simples clique de botão em um formulário ou qualquer autorização assinada eletronicamente.

A principal característica de uma assinatura eletrônica é que ela revela a intenção do signatário em assinar o documento. Isso geralmente é aplicável a contratos ou outros acordos relacionados celebrados por duas partes, em nosso caso, documentos relacionados aos atendimento dos pacientes. 

Existem diferentes tipos de assinaturas eletrônicas e estes são juridicamente vinculativos, uma vez que todas as partes tenham demonstrado seu compromisso e intenção de celebrar um determinado contrato.

O outro aspecto da assinatura eletrônica é que ela ajuda a verificar o documento. Se estiver assinado, sua autenticidade pode ser verificada onde as partes envolvidas podem ser identificadas. No entanto, um documento eletrônico pode ser difícil de verificar, uma vez que não é fornecido um certificado digital semelhante ao fornecido para a assinatura digital.

A outra característica notável de uma assinatura eletrônica é que ela é usada para assinar um contrato. Por exemplo, em um contrato, duas pessoas geralmente concordam em cumprir certas obrigações e este acordo só pode se tornar juridicamente vinculativo quando for assinado por ambas as partes. 

É quando uma assinatura eletrônica pode ser usada. Além disso, pode-se observar que as assinaturas eletrônicas são comumente utilizadas em contratos pela facilidade de uso.

 

Diferenças entre assinatura digital e assinatura eletrônica em relação às suas características

Propósito

  • O principal objetivo de uma assinatura digital é proteger um documento para que não seja adulterado por pessoas sem autorização;
  • Uma assinatura eletrônica é usada principalmente para verificar um documento. A fonte do documento e os autores são identificados.

Regulamentação

  • A assinatura digital é autorizada e regulamentada pelas autoridades de certificação. Estes são terceiros de confiança, aos quais foi confiada a responsabilidade de desempenhar tal tarefa;
  • As assinaturas eletrônicas não são regulamentadas e por isso são menos favoráveis ​​em diferentes estados, uma vez que sua autenticidade é questionável. Eles podem ser facilmente adulterados.

Segurança

  • Uma assinatura digital é composta por mais recursos de segurança destinados a proteger o documento;
  • Uma assinatura eletrônica é menos segura, pois não é composta de recursos de segurança viáveis ​​que podem ser usados ​​para protegê-la de ser adulterada por outras pessoas sem permissão.

Tipos de assinaturas

  • Dois tipos comuns de assinaturas digitais baseiam-se principalmente em plataformas de processamento de documentos;
  • Uma assinatura eletrônica pode ter as seguintes formas: imagem digitalizada ou verbal pode ser usada em um documento eletrônico. A ideia principal é identificar a pessoa que assinou o documento para fins contratuais

Verificação

  • Uma assinatura digital pode ser verificada para ver se o documento não foi corrigido;
  • Um certificado digital pode ser usado para rastrear o autor original do documento;
  • Pode ser difícil verificar o verdadeiro proprietário da assinatura, pois ela não é certificada. Isso compromete a autenticidade e a integridade do documento.

Intenção

  • Uma assinatura digital geralmente serve para proteger um documento para que não seja adulterado por pessoas não autorizadas. Ao mesmo tempo, é juridicamente vinculativo e preferido, uma vez que é autêntico em virtude da sua rastreabilidade ao titular do documento;
  • Uma assinatura eletrônica geralmente mostra a intenção de assinar o documento ou contrato. Na maioria dos casos, quando as pessoas desejam celebrar um contrato, elas demonstram seu compromisso assinando um documento que se tornará juridicamente vinculativo entre elas.

Pode-se observar que assinaturas digitais e eletrônicas são termos muitas vezes usados ​​como sinônimos, mas diferem significativamente

Basicamente, uma assinatura eletrônica é usada especificamente para confirmar os termos de um determinado documento e é equivalente a uma assinatura manuscrita. A única diferença é que uma assinatura eletrônica é digitalizada, mas também é usada para verificar um documento. 

Por outro lado, pode-se observar que uma assinatura digital é composta por recursos exclusivos, como a impressão digital, que são usados ​​para proteger um determinado documento. 

Uma assinatura digital é preferida porque fornece a integridade e autenticidade que podem ser usadas em tribunal. Além disso, ela é verificável, pois é autorizada por um terceiro confiável conhecido como autoridade de certificação. 

Portanto, o tipo de assinatura que pode ser usado é determinado pelo tipo de documento que você deseja assinar, bem como pelo nível de autenticidade que se espera do documento. 

Embora as assinaturas eletrônicas e digitais sejam legalmente vinculativas, a última é preferível, pois é mais segura do que a anterior.

E-VAL Saúde: soluções certas para as suas necessidades 

Com foco exclusivo no mercado de saúde e uma equipe altamente especializada, a E-VAL Saúde oferece soluções customizadas que trazem segurança e agilidade aos processos de hospitais, laboratórios, clínicas e operadoras de saúde.

Além da gestão de contratos, assinaturas eletrônicas e certificados digitais fornecem um alto valor de evidência para o arquivamento digital desses documentos. As instituições médicas podem usar essas ferramentas para evitar a formação de papel e para digitalizar documentos em papel existentes. 

Entre em contato hoje mesmo com o nosso time de especialistas para saber como a E-VAL Saúde pode ajudar sua organização a gerenciar seus contratos e todos os demais documentos e processos médicos.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!