Segurança Digital

Saúde 5.0: uma mudança de paradigma nas tecnologias digitais médicas que deve revolucionar os sistemas de saúde globalmente

Temos pela frente uma mudança de paradigma nas tecnologias digitais, da saúde tradicional à saúde inteligente, devendo revolucionar o setor globalmente. A saúde inteligente incorpora tecnologias digitais para navegar pelas informações médicas sem esforço, vinculando indivíduos, recursos e organizações e, em seguida, reagindo com eficiência às demandas do ambiente de saúde de forma eficiente. 

Na prática, a saúde inteligente conecta diferentes partes interessadas no sistema de saúde, como pacientes, profissionais, organizações e reguladores. Isso é alcançado com tecnologias emergentes, incluindo inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), computação em nuvem, blockchain, conexão 5G e internet das coisas médicas (IoMT), entre outras inovações tecnológicas que continuam a evoluir. 

Essas tecnologias desempenham um papel importante no desenvolvimento do conceito inovador conhecido como Saúde 5.0. 

A indústria da saúde está prestes a receber um impulso significativo de inovação. Ela avança para a Saúde 5.0

Semelhante à indústria automobilística, o sistema de saúde passou por gerações, da saúde 1.0 à saúde inteligente, com a revolução em vários setores de suporte. Por exemplo, de 1970 a 1990, muitos sistemas médicos usaram soluções baseadas em papel devido à falta de tecnologias digitais. 

As indústrias de apoio à saúde adotaram a indústria 4.0 e agora estão se movendo para a indústria 5.0. Essa revolução continua a redefinir como as empresas modernas de alta tecnologia digital melhoram as operações de negócios e aumentam a eficiência em toda a cadeia de valor. 

Assim como a manufatura, a prestação de serviços de saúde está no início de uma mudança de paradigma para alcançar a nova era da saúde 5.0. Esta é uma era complexa em muitos aspectos, incluindo controle e detecção inteligente de doenças, atendimento virtual, monitoramento inteligente, tomada de decisões e ciência médica.

A transição da saúde 4.0 para a saúde 5.0

O ganho gerado pelo impulso das tecnologias digitais e médicas levou ao desenvolvimento de sistemas avançados de imagem médica, rastreamento e assistência médica 4.0. Países como os Estados Unidos, Alemanha e o Reino Unido transformaram seus sistemas de saúde em um sistema baseado em valor para melhorar os serviços de saúde centrados no paciente por meio de atendimento inteligente e conectado, além de uma medicina personalizada.

A saúde 4.0 incorpora os princípios e aplicações da indústria 4.0 na área da saúde, permitindo a personalização em tempo real do atendimento a pacientes e profissionais. Assim, a saúde 4.0 suporta o desempenho resiliente nos sistemas de saúde, que se refere à sua capacidade adaptativa para lidar com a complexidade. 

As tecnologias digitais inovadoras adotadas na área da saúde 4.0 promovem a customização em tempo real dos cuidados prestados aos pacientes e a comunicação entre os atores da cadeia de valor e a disseminação de informações relacionadas à saúde.  

A coleta de dados sobre processos, pacientes, equipamentos e materiais, processamento e transformação de dados médicos em informação, a digitalização e automação de processos de saúde, são exemplos dos avanços gerados pela Saúde 4.0

Nesse contexto, o processo de prestação de serviços de saúde torna-se um sistema equipado com tecnologias como IoT, identificação por radiofrequência, dispositivos médicos vestíveis inteligentes, sensores inteligentes e robôs médicos, integrados à computação em nuvem, big data, IA e decisões técnicas de apoio para alcançar uma prestação de cuidados de saúde inteligente e interconectada. 

No entanto, a falta de reconhecimento, juntamente com a escassez de aplicativos médicos personalizados, inteligentes e abrangentes, exigindo uma maior integração de sensores inteligentes, IA e big data levou ao próximo nível, fazendo com que a Saúde 5.0 tenha um maior foco na experiência do cliente.

Tecnologias que fazem parte da saúde 5.0

As tecnologias digitais emergentes utilizadas na área da saúde 5.0, incluem nanotecnologia, conexão 5G, tecnologia de drones, blockchain, robótica, big data, IoT, IA e computação em nuvem.

A saúde 5.0 se beneficiará das aplicações da nanotecnologia. 

A nanotecnologia apresenta oportunidades sem precedentes para transformar os serviços de saúde. Basicamente, a nanotecnologia desempenha um papel crucial na medicina terapêutica, diagnóstico rápido, vigilância e monitoramento e no desenvolvimento de novas formas de equipamentos de proteção individual e vacinas. 

A nanotecnologia envolve a manipulação, fabricação, material, modos e uso de nanodispositivos em diversas aplicações.

IoT tem sido amplamente utilizada na área da saúde para conectar dispositivos médicos e compartilhar dados pela Internet

Existem diversas variações emergentes de IoT baseada em sensores na área da saúde, cada uma com suas peculiaridades. Por exemplo, a IoT facilita a introdução da internet de coisas de saúde, internet de coisas vestíveis, IoMT, entre outras variações.

Essas variações da IoT fornecem assistência médica em rede, que suporta a integração de dispositivos médicos inteligentes e o compartilhamento abrangente de dados de saúde remotamente. 

Por exemplo, os dispositivos inteligentes permitem o monitoramento remoto em serviços médicos e mudam o conceito de saúde tradicional para saúde inteligente. Assim, por meio de variações da IoT, os dados de paciente, percebidos por biossensores e dispositivos vestíveis inteligentes, são acessados ​​remotamente, processados ​​e analisados ​​por profissionais médicos para melhorar a prestação de serviços de saúde.

A inclusão da automação, juntamente com a IA, deve revolucionar a prestação de serviços na área de Saúde 5.0

Dispositivos embarcados de IA baseados em sensores altamente integrados, como dispositivos vestíveis inteligentes, ajudam a monitorar, coletar e diagnosticar doenças a partir dos sintomas extraídos dos dados sensoriais. 

Sistemas inteligentes reconhecem o ambiente por meio de sensores e tomam ações razoáveis. IA na saúde 5.0 inclui diversos conceitos, como detecção e diagnóstico de doenças, desenvolvimento de medicamentos inteligentes, monitoramento remoto eficaz de pacientes, utilização eficaz de sistemas cirúrgicos robóticos e o desenvolvimento de dispositivos inteligentes de IA baseados em sensores.

Para garantir a automação digital eficaz de dispositivos inteligentes na área de Saúde 5.0, a tecnologia 5G fornece alta taxa de transferência de dados e largura de banda

A automação digital de tecnologias emergentes, como robôs, IA, dispositivos inteligentes, nanotecnologia e computação em nuvem, requer taxas de dados altas e contínuas para coletar, armazenar, reformatar e rastrear dados de saúde para fornecer acesso mais rápido e consistente. 

Desta forma, a tecnologia 5G tornou-se uma tecnologia primordial e essencial para a saúde 5.0, pois fornece uma alta taxa de dados ao usuário e uma enorme cobertura de sinal de rede e pode lidar com 1000 vezes mais tráfego no canal de transmissão.

A crescente quantidade de dados de saúde gerados a partir de tecnologias digitais vem valorizando as descobertas científicas na Saúde 5.0

As tecnologias digitais de saúde, como telemedicina, registros médicos eletrônicos, e outras plataformas digitais de saúde melhoraram significativamente a eficiência e os custos dos hospitais, juntamente com a redução de erros médicos e, o mais importante, o compartilhamento de dados de pacientes remotamente. 

Na saúde 5.0, a futura interconectividade de sensores inteligentes, dispositivos inteligentes e outras tecnologias digitais acabará aumentando a quantidade de dados de saúde, o que resulta em big data. 

Esses dados serão eventualmente utilizados para prevenção, detecção e monitoramento de doenças, bem como para fornecer atendimento personalizado. Assim, o big data para a saúde 5.0 posiciona pacientes e profissionais de saúde à beira de grandes perspectivas e deve impactar os sistemas médicos de maneiras sem precedentes.

 

 

As tecnologias digitais emergentes continuam a evoluir, apresentando oportunidades sem precedentes aos sistemas de saúde global

A saúde 5.0 está no início de uma mudança de paradigma para alcançar a nova era de controle e detecção inteligente de doenças, atendimento virtual, gerenciamento e monitoramento inteligente da saúde, tomada de decisões e medicina de precisão. 

Essa revolução continua a redefinir como as empresas digitais de alta tecnologia melhoram as operações de saúde e aumentam a eficiência em vários sistemas médicos para fornecer serviços de saúde centrados no paciente por meio de atendimento inteligente, conectado e medicina personalizada.

A solução CipherTrust Data Security Platform permite que as instituições de saúde alcancem a Saúde 5.0 com segurança e proteção de dados. 

De acordo com o IDC, mais de 175 zetabytes de dados serão criados até 2025, e hoje mais da metade de todos os dados corporativos são armazenados na nuvem. 

Para lidar com a complexidade de onde os dados são armazenados, a CipherTrust Data Security Platform oferece recursos fortes para proteger e controlar o acesso a dados confidenciais em bancos de dados, arquivos e contêineres. Tecnologias específicas incluem:

CipherTrust Transparent Encryption

Criptografa dados em ambientes locais, em nuvem, banco de dados, arquivos e Big Data com controles de acesso abrangentes e registro de auditoria de acesso de dados detalhado que pode impedir os ataques mais maliciosos.

CipherTrust Database Protection

Fornece criptografia transparente ao nível de coluna de dados estruturados e confidenciais que residem em bancos de dados, como cartão de crédito, números de previdência social, números de identificação nacional, senhas e endereços de e-mail.

CipherTrust Application Data Protection 

Oferece APIs para que os desenvolvedores adicionem rapidamente criptografia e outras funções criptográficas a seus aplicativos, enquanto o SecOps controla as chaves de criptografia.

CipherTrust Tokenization

Oferece serviços de tokenização de dados ao nível de aplicativo em duas soluções convenientes que oferecem flexibilidade ao cliente – Token sem Vault com mascaramento de dados dinâmico baseado em políticas e Tokenização em Vault.

CipherTrust Batch Data Transformation

Fornece serviços de mascaramento de dados estáticos para remover informações confidenciais de bancos de dados de produção, para que as questões de conformidade e segurança sejam aliviadas ao compartilhar um banco de informações com terceiros para análise, teste ou outro processamento.

CipherTrust Manager

Centraliza chaves, políticas de gerenciamento e acesso a dados para todos os produtos CipherTrust Data Security Platform e está disponível em formatos físicos e virtuais compatíveis com FIPS 140-2 Nível 3.

CipherTrust Cloud Key Manager 

Oferece o gerenciamento do ciclo de vida de sua própria chave (BYOK) para muitos provedores de infraestrutura, plataforma e software como serviço na nuvem.

CipherTrust KMIP Server

Centraliza o gerenciamento de chaves para o protocolo de interoperabilidade de gerenciamento de chaves (KMIP) comumente usado em soluções de armazenamento.

CipherTrust TDE Key Manager

Centraliza o gerenciamento de chaves para criptografia encontrada em Oracle, SQL e Always Encrypted SQL.

O portfólio de produtos de proteção de dados que compõe a solução CipherTrust Data Security Platform permite que as instituições de saúde protejam dados em repouso e em movimento em todo o ecossistema de TI e garante que as chaves dessas informações estejam sempre protegidas e apenas sob seu controle. 

Ela simplifica a segurança dos dados, melhora a eficiência operacional e acelera o tempo de conformidade. Independentemente de onde seus dados residem.

A plataforma CipherTrust garante que seus dados estejam seguros, com uma ampla gama de produtos e soluções comprovados e líderes de mercado para implantação em data centers, ou aqueles gerenciados por provedores de serviços em nuvem (CSPs) ou provedores de serviços gerenciados (MSPs), ou como um serviço baseado em nuvem gerenciado pela Thales, empresa líder no segmento de segurança.

Portfólio de ferramenta que garante a proteção de dados

Com os produtos de proteção de dados do CipherTrust Data Security Platform, sua instituição de saúde pode:

Reforçar a segurança e a conformidade na Saúde 5.0

Os produtos e soluções de proteção de dados CipherTrust abordam as demandas de uma série de requisitos de segurança e privacidade, incluindo a identificação eletrônica, autenticação e confiança, Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI DSS), Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outros requisitos de conformidade.

Otimiza a eficiência da equipe e dos recursos

CipherTrust Data Security Platform oferece o mais amplo suporte para casos de uso de segurança de dados no setor, com produtos desenvolvidos para trabalhar em conjunto, uma linha única para suporte global, um histórico comprovado de proteção contra ameaças em evolução e o maior ecossistema de parcerias de segurança de dados do setor. 

Com foco na facilidade de uso, APIs para automação e gerenciamento responsivo, a solução CipherTrust Data Security Platform garante que suas equipes possam implementar, proteger e monitorar rapidamente a proteção do seu negócio. 

Além disso, serviços profissionais e parceiros estão disponíveis para design, implementação e assistência de treinamento para garantir rapidez e confiabilidade em implementações com o mínimo de tempo de sua equipe.

Reduz o custo total de propriedade

O portfólio de proteção de dados do CipherTrust Data Security Platform oferece um amplo conjunto de produtos e soluções de segurança de dados que podem ser facilmente dimensionados, expandidos para novos casos de uso e têm um histórico comprovado de proteção de tecnologias novas e tradicionais. 

Com o CipherTrust Data Security Platform, as instituições de saúde podem preparar seus investimentos para o futuro enquanto reduz custos operacionais e despesas de capital.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!