Proteção de Dados

Os desafios do 5G na saúde

O setor de saúde está passando por uma rápida transformação, mudando de um atendimento hospitalar local para uma maneira distribuída e focada no paciente. Vários desenvolvimentos tecnológicos encorajaram essa rápida revolução na vertical dos cuidados de saúde. 

Atualmente, a tecnologia 4G e outros padrões de comunicação são usados ​​na área de saúde para serviços e aplicativos de assistência médica inteligentes. Com o crescimento do setor de saúde, espera-se que vários aplicativos produzam uma grande quantidade de dados em diferentes formatos e tamanhos. Esses dados imensos e diversos precisam de tratamento especial em relação ao atraso ponta a ponta, largura de banda, latência e outros atributos. 

Na prática, é difícil para as tecnologias de comunicação atuais atender aos requisitos das aplicações de saúde altamente dinâmicas e sensíveis ao tempo do futuro. Portanto, as redes 5G estão sendo projetadas e desenvolvidas para atender às diversas necessidades de comunicação de aplicativos de saúde na Internet das Coisas (IoT). 

As redes inteligentes de saúde assistidas por 5G são uma base para dispositivos IoT que requerem um desempenho de rede aprimorado e uma cobertura celular aprimorada. As soluções de conectividade atuais para o setor de saúde enfrentam desafios, como suporte para um grande número de dispositivos, padronização, eficiência energética, densidade de dispositivos e segurança. 

5G em poucas palavras

5G é o padrão de 5ª geração para redes celulares de banda larga. Ele oferece transmissão em alta velocidade de grandes volumes de dados e baixa latência. Além disso, ao contrário de outros padrões, o 5G pode integrar um número muito maior de dispositivos de usuário. 

Benefícios:

  • Banda larga móvel aprimorada;
  • Rápida comunicação entre máquinas;
  • Economia de energia de até 90%, vida mais longa da bateria;
  • Comunicação ultra confiável e de baixa latência.

Embora outras tecnologias de rede ofereçam alguns desses recursos, nenhuma oferece todos no mesmo grau que o 5G.

Valor agregado 5G na área de saúde

O 5G atende aos exigentes requisitos da saúde em termos de capacidade, largura de banda, confiabilidade, disponibilidade, latência e segurança.

A evolução para 5G chega em um momento oportuno para as organizações de saúde, pois elas fazem da telemedicina e do atendimento remoto um elemento-chave das estratégias de negócios baseadas em dados. Isso permite que eles usem recursos com mais eficiência, reduzam custos e melhorem a qualidade e a experiência do cliente.

Ao mesmo tempo, big data e tecnologias cognitivas também desempenham um papel de expansão na medicina moderna. A inteligência artificial (IA) apoia a tomada de decisão clínica. O aprendizado de máquina ajuda os radiologistas a identificar tumores que de outra forma seriam invisíveis. 

Os exemplos crescem a cada dia, assim como as grandes quantidades de dados que eles aproveitam, com uma demanda de latência quase zero para dar suporte a casos de uso em tempo real.

Portanto, a tecnologia 5G se apresenta para diferentes casos de uso, como telemonitoramento, conectividade em massa de sensores e dispositivos na internet das coisas (IoT), aplicação wireless em realidade aumentada e virtual, transferência de dados em tempo real com serviços de emergência, telecirurgia guiada por robótica, transmissões ao vivo de cirurgias, telediagnósticos, localização de dispositivos e infraestrutura predial, transporte de órgãos de medicamentos, etc. 

Em suma, a velocidade e latência das redes 5G oferecem oportunidades verdadeiramente transformacionais para a saúde, mas também traz novos requisitos operacionais em torno de automação, gerenciamento de vulnerabilidade, custo e gerenciamento de capacidade.

Os desafios do 5G na saúde

O advento do 5G abre uma ampla gama de aplicativos, dados e infraestrutura para organizações de saúde para desbloquear vantagem competitiva. Mas esta nova era também está relacionada a grandes desafios que envolverá o aumento na velocidade, complexidade e escala de fluxos de dados e processos de negócios. 

Os recursos de orquestração de fluxo de trabalho desempenharão um papel fundamental para permitir que as organizações de saúde adotem essas novas tecnologias e, ao mesmo tempo, maximizem o valor da infraestrutura, incluindo:

  • Formalizar e automatizar os principais processos e fluxos de trabalho de negócios;
  • Automatizar, monitorar e gerenciar fluxos de trabalho em plataformas de computação e software em arquiteturas híbridas, locais e em nuvem;
  • Uso de análise preditiva para detectar atrasos ou falhas em potencial antes que aconteçam e acionar automaticamente a correção;
  • Automatizar, orquestrar, monitorar e solucionar problemas de trocas de dados;
  • Conectando departamentos e facilitando o trabalho entre silos para maior velocidade e simplicidade.

Desafios de segurança: gerenciamento de vulnerabilidade

À medida que a infraestrutura de saúde se torna mais complexa, os dispositivos IoT proliferam e a integração aumenta em aplicativos de terceiros, a mentalidade das organizações de saúde em relação ao gerenciamento de vulnerabilidade deve evoluir para se tornar mais proativa e preventiva. 

Nesse nível de complexidade, os esforços manuais ficarão muito aquém da capacidade de proteger dados e sistemas, uma prioridade crítica, dados os riscos apresentados por ataques de ransomware desenfreados que visam o setor de saúde. Enquanto isso, a conformidade com regulamentações como HIPPA, LGPD e PCI DSS também permanece essencial.

Para enfrentar esses desafios, as organizações de saúde estão adotando estratégias SecOps nas quais a inteligência automatizada ajuda a analisar, priorizar e remediar riscos com base no impacto nos negócios. 

A correção e conformidade automatizadas da nuvem permitem que os provedores detectem e eliminem as lacunas de segurança e evitem lapsos regulatórios em ambientes e aplicativos em nuvem em constante mudança.

Desafios de gerenciamento de custos e capacidade

À medida que as organizações de saúde aproveitam o compartilhamento de dados 5G, elas buscarão um híbrido de soluções em nuvem e locais para gerenciar seu volume e atender a picos de requisitos de capacidade. 

A escalabilidade rápida e sem atrito oferecida pela nuvem torna possível acomodar as grandes quantidades de dados envolvidos na saúde moderna, enquanto o uso de recursos de computação e armazenamento como um serviço permite que as organizações de saúde se adaptem de forma rápida e econômica às mudanças nas necessidades.

Ao mesmo tempo, a crescente utilização da nuvem também pode aumentar a complexidade do gerenciamento, bem como o risco de violações de segurança e uma crescente carga regulatória. 

Para aproveitar ao máximo a agilidade e elasticidade da nuvem, as organizações de saúde precisam ser capazes de migrar dados para e entre ambientes com facilidade e segurança, otimizar a colocação de cargas de trabalho baseadas em nuvem para desempenho e custo, garantir a continuidade dos negócios, manter a privacidade dos dados, e garantir a integridade das informações clínicas. 

O gerenciamento automatizado da infraestrutura pode acelerar a migração para a nuvem, ao mesmo tempo que simplifica os processos contínuos das operações.

A solução CipherTrust Data Security Platform permite que as instituições de saúde protejam sua estrutura a medida que avançam no uso da tecnologia 5G

De acordo com o IDC, mais de 175 zetabytes de dados serão criados até 2025, e hoje mais da metade de todos os dados corporativos são armazenados na nuvem. 

Para lidar com a complexidade de onde os dados são armazenados, a CipherTrust Data Security Platform oferece recursos fortes para proteger e controlar o acesso a dados confidenciais em bancos de dados, arquivos e contêineres. Tecnologias específicas incluem:

CipherTrust Transparent Encryption

Criptografa dados em ambientes locais, em nuvem, banco de dados, arquivos e Big Data com controles de acesso abrangentes e registro de auditoria de acesso de dados detalhado que pode impedir os ataques mais maliciosos.

CipherTrust Database Protection

Fornece criptografia transparente ao nível de coluna de dados estruturados e confidenciais que residem em bancos de dados, como cartão de crédito, números de previdência social, números de identificação nacional, senhas e endereços de e-mail.

CipherTrust Application Data Protection 

Oferece APIs para que os desenvolvedores adicionem rapidamente criptografia e outras funções criptográficas a seus aplicativos, enquanto o SecOps controla as chaves de criptografia.

CipherTrust Tokenization

Oferece serviços de tokenização de dados ao nível de aplicativo em duas soluções convenientes que oferecem flexibilidade ao cliente – Token sem Vault com mascaramento de dados dinâmico baseado em políticas e Tokenização em Vault.

CipherTrust Batch Data Transformation

Fornece serviços de mascaramento de dados estáticos para remover informações confidenciais de bancos de dados de produção, para que as questões de conformidade e segurança sejam aliviadas ao compartilhar um banco de informações com terceiros para análise, teste ou outro processamento.

CipherTrust Manager

Centraliza chaves, políticas de gerenciamento e acesso a dados para todos os produtos CipherTrust Data Security Platform e está disponível em formatos físicos e virtuais compatíveis com FIPS 140-2 Nível 3.

CipherTrust Cloud Key Manager 

Oferece o gerenciamento do ciclo de vida de sua própria chave (BYOK) para muitos provedores de infraestrutura, plataforma e software como serviço na nuvem.

CipherTrust KMIP Server

Centraliza o gerenciamento de chaves para o protocolo de interoperabilidade de gerenciamento de chaves (KMIP) comumente usado em soluções de armazenamento.

CipherTrust TDE Key Manager

Centraliza o gerenciamento de chaves para criptografia encontrada em Oracle, SQL e Always Encrypted SQL.

O portfólio de produtos de proteção de dados que compõe a solução CipherTrust Data Security Platform permite que as instituições de saúde protejam dados em repouso e em movimento em todo o ecossistema de TI e garante que as chaves dessas informações estejam sempre protegidas e apenas sob seu controle. 

Ela simplifica a segurança dos dados, melhora a eficiência operacional e acelera o tempo de conformidade. Independentemente de onde seus dados residem.

A plataforma CipherTrust garante que seus dados estejam seguros, com uma ampla gama de produtos e soluções comprovados e líderes de mercado para implantação em data centers, ou aqueles gerenciados por provedores de serviços em nuvem (CSPs) ou provedores de serviços gerenciados (MSPs), ou como um serviço baseado em nuvem gerenciado pela Thales, empresa líder no segmento de segurança.

Portfólio de ferramenta que garante a proteção de dados

Com os produtos de proteção de dados do CipherTrust Data Security Platform, sua instituição de saúde pode:

Reforçar a segurança e a conformidade

Os produtos e soluções de proteção de dados CipherTrust abordam as demandas de uma série de requisitos de segurança e privacidade, incluindo a identificação eletrônica, autenticação e confiança, Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI DSS), Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outros requisitos de conformidade.

Otimiza a eficiência da equipe e dos recursos

CipherTrust Data Security Platform oferece o mais amplo suporte para casos de uso de segurança de dados no setor, com produtos desenvolvidos para trabalhar em conjunto, uma linha única para suporte global, um histórico comprovado de proteção contra ameaças em evolução e o maior ecossistema de parcerias de segurança de dados do setor. 

Com foco na facilidade de uso, APIs para automação e gerenciamento responsivo, a solução CipherTrust Data Security Platform garante que suas equipes possam implementar, proteger e monitorar rapidamente a proteção do seu negócio. 

Além disso, serviços profissionais e parceiros estão disponíveis para design, implementação e assistência de treinamento para garantir rapidez e confiabilidade em implementações com o mínimo de tempo de sua equipe.

Reduz o custo total de propriedade

O portfólio de proteção de dados do CipherTrust Data Security Platform oferece um amplo conjunto de produtos e soluções de segurança de dados que podem ser facilmente dimensionados, expandidos para novos casos de uso e têm um histórico comprovado de proteção de tecnologias novas e tradicionais. 

Com o CipherTrust Data Security Platform, as instituições de saúde podem preparar seus investimentos para o futuro enquanto reduz custos operacionais e despesas de capital.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!