Assinatura Digital

Motivos para investir em assinatura digital nos hospitais

À medida que as informações médicas se tornam mais acessíveis, os pacientes assumem cada vez mais o controle de suas jornadas na área de saúde. Os consumidores estão ficando mais confortáveis ​​com o uso da tecnologia para pesquisar suas condições e opções de tratamento, o que significa que hospitais e consultórios médicos precisam fornecer processos internos eficientes para atender a nova demanda dos pacientes por informações médicas e tratamentos.

Em geral, as instituições de saúde adotam tardiamente a tecnologia que ajudará na administração de negócios. A tecnologia na frente médica tem tudo a ver com inovação e oportunidades de ponta para fornecer um melhor atendimento ao paciente. Mas quando se trata de atendimento e conformidade dentro do back office, os hospitais tendem a ser lentos para implementar novas soluções tecnológicas.

Com margens estreitas e aumento da pressão sobre as operações, às vezes pode ser difícil considerar o processo de transição para uma nova tecnologia, mesmo quando ela oferece um ROI óbvio. 

Pense no envio de documentos eletrônicos ou no uso de dados de business intelligence: essas são tendências que já atingiram outros setores, mas muitos hospitais ainda estão apenas pesquisando a respeito.

É semelhante para a assinatura digital. Há muito tempo ela tem força em outras indústrias, mas agora está entrando na área de saúde. As assinaturas digitais estão permitindo que as organizações otimizem seus fluxos de trabalho e processos de gerenciamento.

5 razões pelas quais os hospitais devem investir em solução de assinatura digital

Para fornecer cuidados eficazes e de alta qualidade, os profissionais de saúde precisam confiar em registros médicos completos e precisos de cada paciente. Eles estão constantemente buscando novas maneiras de se tornarem mais eficientes em seus processos ao longo do tempo. 

Automatizar esses métodos tradicionais de uso intensivo de papel, cumprir as leis e manter o controle, bem como o rastreamento de auditoria, tornaram-se os principais alvos de negócios na unidade de saúde.

1. Documentação do cliente

Cada paciente em um hospital tem seu próprio arquivo no qual seus dados pessoais e histórico de saúde estão bem documentados. Os médicos precisam constantemente assinar vários documentos sempre que concluem os exames de um paciente. 

Assim, uma assinatura digital torna-se útil para assinar esses documentos rapidamente; em vez de assinaturas de caneta em centenas de documentos e formulários por dia. Os pacientes agora também podem assinar seus documentos de qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer dispositivo inteligente. Sem a necessidade de permanecer presente no hospital para verificar e confirmar o recebimento dos formulários, economizando assim seu valioso tempo, dinheiro e todos nós como funcionários do hospital.

2. Aprovação de processos médicos

Os hospitais sempre precisam coletar a assinatura do paciente em seu contrato para qualquer procedimento médico ou recebimento de qualquer medicamento. Essa cooperação é crucial para evitar que um paciente apresente uma ação judicial contra as autoridades do hospital por realizar um processo que o paciente se recusou a aprovar

Cada paciente deve assinar cada contrato e formulário para finalizar um documento legalmente aplicável. A integração de assinaturas digitais nesses documentos significará que você não precisará mais imprimir ou digitalizar cada documento e armazená-los eletronicamente com facilidade para referência futura.

3. Assinatura de relatórios médicos

Com a evolução da tecnologia nos hospitais, os pacientes hoje podem receber relatórios de médicos sobre seu estado de saúde. Esses relatórios são essenciais para os pacientes analisarem, porque seus médicos tomam decisões vitais com base nessas informações. 

Os médicos podem aproveitar esse tipo de solução de assinatura digital para assinar os relatórios médicos dos pacientes. A decisão que um paciente toma é seu próximo plano de ação. 

Receber uma assinatura completa verificando se a decisão é mútua para ambas as partes são vital antes que qualquer próxima etapa seja feita. Assinar esses documentos digitalmente garantirão que todas as partes envolvidas possam acessar o material de qualquer dispositivo digital com acesso correto ao banco de dados.

 

4. Emissão de recibos médicos

As soluções de assinatura digital para hospitais tornaram possível emitir recibos para clientes. Para que as receitas sejam juridicamente vinculativas, devem conter as assinaturas de todas as pessoas adequadas. 

Um recibo assinado impedirá o paciente de fazer pagamentos em dobro em situações de dúvida quanto ao valor. Uma pessoa pode usar facilmente uma assinatura digital para assinar recibos médicos em vez de usar carimbos manuais, que às vezes se tornam confusos e podem desbotar. Esses selos, sendo transparentes, podem fazer com que seja difícil para o paciente provar posteriormente que o pagamento foi realmente concluído.

5. Distribuição e compras farmacêuticas

Uma solução de assinatura digital utilizada por hospitais pode ser usada para estabelecer a qualidade do produto sendo adquirido em qualquer ponto de distribuição. O rastreamento dos movimentos dos produtos pode exigir uma assinatura eletrônica a cada intervalo. 

Que inclui um recurso ao vivo para monitorar o andamento desses fármacos à medida que são distribuídos por todo o país, sem a preocupação de perdê-los. Com um único clique, o paciente receberá atualizações sobre o que precisa. Além disso, os administradores também terão atualizações sobre quais pedidos foram assinados, concluídos e recebidos.

A busca contínua pela satisfação do paciente

Uma solução de assinatura digital baseada em nuvem acelera o processo geral de assinaturas, eliminando a necessidade de coletar manualmente várias assinaturas, ao mesmo tempo que tem vários contratos disponíveis no momento da assinatura. 

As assinaturas digitais economizam tempo porque cada documento não precisa mais ser enviado por correio a vários locais para ser aprovado. Uma solução de assinatura digital inicia todas as ações necessárias imediatamente, permitindo o acesso a qualquer pessoa com credenciais de login autênticas e compartilha documentos entre uma parte específica envolvida no contrato e coleta rapidamente sua assinatura.

Um software de assinatura eletrônica eficaz oferece maior segurança e proteção geral no setor de saúde para cada documento enviado, ajudando assim os profissionais de saúde a atender a todas as necessidades de conformidade e políticas

Muitas assinaturas eletrônicas estão disponíveis com um recurso de carimbo de data / hora, validando a data e hora exatas quando um contrato foi assinado e por quem. Eles implementam protocolos de segurança superiores para permitir que o documento seja enviado, recebido e, posteriormente, armazenado em seu arquivo de contrato eletrônico.

Com uma solução de assinatura digital online, todos os dados podem ser enviados para o sistema de back-end, permitindo o processamento e a recuperação de registros médicos eletrônicos de ponta a ponta com mais facilidade do que nunca. 

Ao usar a solução, os documentos agora coletam assinaturas eletrônicas enquanto os autenticam por meio de qualquer dispositivo inteligente ou computador. Permitir que os profissionais de saúde se desloquem ou visitem os pacientes em suas casas. 

Além disso, os documentos podem ser enviados para o sistema back-end do provedor de saúde automaticamente para armazenamento, o que fecha o ciclo e automatiza o processo completo de coleta de assinaturas e aprovações.

E-VAL Saúde: Somos especialistas em assinatura digital

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o uso e validação de assinatura digital, o que você acha de implementar as nossas dicas em sua empresa?

Com foco exclusivo no mercado de saúde e uma equipe altamente especializada, a E-VAL Saúde oferece soluções customizadas que trazem segurança e agilidade aos processos de hospitais, laboratórios, clínicas e operadoras de saúde.

Além da gestão de contratos, assinaturas eletrônicas e certificados digitais fornecem um alto valor de evidência para o arquivamento digital desses documentos. As instituições médicas podem usar essas ferramentas para evitar a formação de papel e para digitalizar documentos em papel existentes. 

Entre em contato hoje mesmo com o nosso time de especialistas para saber como a E-VAL Saúde pode ajudar sua organização a gerenciar seus contratos e todos os demais documentos e processos médicos.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!