Assinatura Digital

Investir em Assinatura Digital pode ajudar a sua Instituição de Saúde, entenda o porquê

Hoje, o setor de saúde está passando por mudanças significativas e o uso da assinatura digital tem feito a grande diferença nessa transformação.

Novos regulamentos, enormes custos imprevistos, complexidades do setor e outras forças externas têm pressionado instituições e profissionais do segmento de saúde em seus fluxos de trabalho e aumentando a busca por maiores índices de satisfação do paciente. 

Além disso, há também uma necessidade crescente de criar uma boa infraestrutura de saúde, a fim de impulsionar o atendimento ao paciente, minimizar despesas, evitar perdas e extravio de registros ou equipamentos. Ao mesmo tempo, eliminar todos os erros possíveis.

Para fornecer cuidados eficazes e de alta qualidade, os profissionais de saúde precisam confiar em registros médicos completos e precisos de cada paciente. Eles estão constantemente buscando novas maneiras de se tornarem mais eficientes em seus processos ao longo do tempo. 

Automatizar esses métodos tradicionais de uso intensivo de papel, cumprir as leis e manter o controle, bem como o rastreamento de auditoria, tornaram-se os principais objetivos nas principais instituições de saúde.

Assinatura digital: ajudando o setor de saúde

A assinatura digital tem sido uma das principais tecnologias que tem ajudado às instituições de saúde na modernização de processos. O seu uso tem sido aplicado em diferentes formas.

1. Na documentação do cliente

Cada paciente em um hospital tem seu próprio arquivo no qual seus dados pessoais e histórico de saúde estão bem documentados. Os médicos precisam constantemente assinar vários documentos sempre que concluem os exames de um paciente. 

Assim, a assinatura digital torna-se útil para assinar esses documentos rapidamente, em vez de assinaturas de canetas em centenas de documentos e formulários por dia. Os pacientes agora também podem assinar seus documentos de qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer dispositivo inteligente. 

Sem a necessidade de permanecer presente no hospital para verificar e confirmar o recebimento dos formulários, economizando assim o valioso tempo dos pacientes e funcionários do hospital.

2. Na aprovação de processos médicos

Os hospitais sempre precisam coletar a assinatura do paciente em seu contrato para qualquer procedimento médico ou recebimento de qualquer medicamento. 

Essa cooperação é crucial para evitar que um paciente apresente uma ação judicial contra as autoridades do hospital por realizar um processo que o paciente se recusou a aprovar. 

Cada paciente deve assinar cada contrato e formulário para finalizar um documento legalmente aplicável. A integração de assinatura digital nesses documentos significa que o paciente não precisará mais imprimir ou digitalizar cada documento e armazená-los eletronicamente com facilidade para referência futura.

3. No momento do pagamento de contas médicas

Os pacientes podem facilmente assinar todas as suas contas médicas com a assinatura digital, em vez de assiná-las manualmente, o que é um processo longo para ser concluído. 

As assinaturas manuais com o tempo desaparecem e podem tornar difícil, durante as auditorias, provar se o acordo foi aprovado ou não. Nessas circunstâncias, o paciente pode precisar pagar uma conta novamente, fazendo com que incorrem em despesas duplicadas. 

A fim de eliminar tais ocorrências, uma solução robusta de assinatura digital pode ser usada por cada paciente para assinar não apenas contas médicas, mas qualquer coisa que precise de verificação foi compartilhada com o paciente para referência futura.

4. Assinatura de relatórios médicos

Os pacientes recebem relatórios médicos sobre seu estado de saúde. Esses relatórios são essenciais para os seus médicos analisarem e tomarem decisões vitais com base neles. 

Os médicos podem aproveitar a solução de assinatura digital para assinar os relatórios médicos dos pacientes. O histórico registrado em um relatório médico auxilia na decisão que um médico toma e no seu próximo plano de ação. 

Receber uma assinatura completa verificando se a decisão é mútua para ambas as partes, é vital antes que qualquer próxima etapa seja feita. 

Assinar esses documentos com uso de assinatura digital garantirá que todas as partes envolvidas possam acessar os relatórios ou solicitações de qualquer dispositivo digital com acesso correto ao banco de dados.

5. Emissão de recibos médicos

O uso da assinatura digital no setor de saúde torna possível emitir recibos para clientes. 

Para que as receitas sejam juridicamente vinculativas, elas devem conter as assinaturas de todas as pessoas envolvidas. Um recibo assinado impedirá o paciente de fazer pagamentos em dobro em situações de dúvida quanto ao valor. 

Uma pessoa pode usar facilmente uma assinatura digital para assinar recibos médicos em vez de usar carimbos manuais, que às vezes se tornam confusos e podem desbotar. Esses selos, que são transparentes, podem fazer com que seja difícil para o paciente provar posteriormente que o pagamento foi realmente concluído.


 

6. Distribuição e compras farmacêuticas

Uma solução de assinatura digital utilizada por provedores de saúde pode ser usada para estabelecer a qualidade do produto sendo adquirido em qualquer ponto de distribuição. 

O rastreamento dos movimentos dos produtos pode exigir uma assinatura digital  a cada intervalo. Que inclui um recurso ao vivo para monitorar o andamento desses fármacos à medida que são distribuídos por todo o país, sem a preocupação de perdê-los. 

Com um único clique, o paciente receberá atualizações sobre o que precisa. Além disso, os administradores também terão atualizações sobre quais pedidos foram assinados, concluídos e recebidos.

7. Melhora a satisfação do paciente

Uma solução de assinatura digital acelera o processo geral das instituições de saúde, eliminando a necessidade de coleta manual, ao mesmo tempo que tem vários contratos disponíveis no momento da assinatura. 

As assinaturas digitais economizam tempo porque cada documento não precisa mais ser enviado por correio a vários locais para ser aprovado. 

O uso da assinatura digital inicia todas as ações necessárias imediatamente, permitindo o acesso a qualquer pessoa com credenciais de login autênticas e compartilhar documentos entre uma parte específica envolvida no contrato e coleta rapidamente sua assinatura.

A assinatura digital eficaz oferece maior segurança e proteção geral no setor de saúde para todos os documentos enviados, ajudando assim os profissionais de saúde a atender a todas as necessidades de conformidade e políticas. 

E-VAL Madics Sign: Assinaturas eletrônicas na saúde são fundamentais na integração nos sistemas de gestão em saúde e na digitalização de documentos

Se pensarmos em toda a documentação usada na área de saúde, de prescrições e notas de ajuste a prontuários e planos de saúde – sem falar na abundância de documentos administrativos nos bastidores, é muita papelada que precisa ser impressa, assinada e armazenada. É um processo burocrático que tira um tempo valioso do atendimento ao paciente. 

Estima-se que os enfermeiros gastam um quarto de seu turno gerenciando a papelada e o prontuário eletrônico do paciente, enquanto os médicos podem gastar até 49,2% de suas horas de trabalho preenchendo documentos.

Com os profissionais de saúde sob mais pressão para fazer entregas em um sistema de saúde sobrecarregado, a última coisa com que eles precisam se preocupar é com o gerenciamento de papéis remanescentes. 

A digitalização de documentos pode ajudar muito a aliviar parte dessa pressão, permitindo que nossos profissionais de saúde passem mais tempo com os pacientes e menos com a papelada. 

As assinaturas eletrônicas são um componente vital da digitalização. Em um ambiente de alto risco, como um hospital ou clínica médica, procedimentos e processos estão em vigor para proteger os pacientes e garantir que eles recebam o melhor tratamento possível, realizado de acordo com os mais altos padrões. 

As assinaturas são necessárias para manter um registro dos tratamentos do paciente e para cobrir os profissionais de saúde em caso de disputas legais. As assinaturas eletrônicas, no entanto, podem ajudar hospitais e clínicas médicas a atingirem sua meta de não usar papel, ao mesmo tempo que seguem os procedimentos rígidos necessários em um ambiente de saúde.

Em vez de imprimir, assinar, digitalizar e arquivar a papelada necessária, as assinaturas eletrônicas permitem que os profissionais de saúde assinem documentos digitalmente, ajudando a agilizar esses processos vitais e liberando tempo para dedicar ao atendimento do paciente.

A seguir estão alguns benefícios da adoção da assinatura eletrônica para organizações médicas e empresas de saúde.

  • Precisão

Como a assinatura eletrônica permite que médicos e pacientes enviem seus formulários eletronicamente, as empresas de saúde podem ter certeza de que todos os seus documentos estão legíveis e que todas as informações necessárias foram inseridas e enviadas com segurança e precisão;

  • Economia de tempo

As soluções de assinatura eletrônica para documentos de saúde ajudam você a criar e coletar assinaturas eletrônicas para seus documentos mais rápido do que nunca. Permita que os pacientes preenchem formulários de admissão digitalmente, de qualquer lugar do mundo;

  • Segurança

A assinatura eletrônica é altamente equipada para oferecer soluções seguras de assinatura eletrônica, o que garante que uma organização de serviço atenda ou exceda os padrões da indústria para segurança, disponibilidade, integridade, processamento, confidencialidade e privacidade de um sistema;

  • Economia financeira 

A maioria dos principais planos e provedores de saúde adotaram a assinatura eletrônica para passar do fluxo de trabalho ineficiente e baseado em papel para processos totalmente eletrônicos. Você economiza dinheiro em itens relacionados ao papel enquanto elimina as deficiências financeiras de documentos físicos;

  • Conformidade 

A assinatura eletrônica permite que você obtenha dados de cliente precisos, economize tempo e dinheiro e melhore o gerenciamento de documentos, garantindo que seus formulários sejam coletados e armazenados de forma segura, atendendo os principais requisitos de conformidade, a exemplo da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Em resumo, a maioria das instituições de saúde que adotaram assinaturas eletrônicas através da integração da eletrônica com os sistemas de gestão em saúde, testemunhou um aumento de produtividade e eficiência devido à velocidade com que eles podem assinar documentos e obter pedidos assinados. 

Isso, por sua vez, aumenta o número de pacientes e a papelada associada que eles podem aceitar e gerenciar, enquanto aumentam as receitas. A facilidade de assinar eletronicamente também diminui os custos e garante que os documentos sejam gerenciados com eficiência. 

As assinaturas eletrônicas também melhoram a conformidade e a segurança quando autenticadas por uma plataforma de assinatura eletrônica confiável. 

As assinaturas eletrônicas estão crescendo em importância em todos os aspectos, especialmente no setor de saúde, mas escolher a plataforma de assinatura eletrônica certa é ainda mais importante para garantir a conformidade regulatória.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!