Assinatura eletrônica

Conheça a integração da ferramenta de assinatura eletrônica MADICS SIGN ao PEP- MV

Líder nacional em desenvolvimento em sistemas de gestão para a Saúde, a empresa MV oferece soluções de tecnologia para hospitais, clínicas, operadoras de planos de saúde e outras instituições, que vão desde a gestão até o apoio na assistência médica, monitoramento e faturamento.

Em parceria com a E-VAL Saúde, a MV fornece sistemas de inovação tecnológica integrada a solução MADICS Sign ao PEP (Prontuário Médico Eletrônico do Paciente) para o setor formado de hospitais, clínicas e centros diagnósticos.

A integração existente entre o MADICS Sign e o PEP MV permite resolver o desafio do gerenciamento de documentos eletrônicos em uma instituição de saúde. Isso inclui uma interface simples e fácil de usar, com a capacidade de que um hospital ou seu representante chancele digitalmente o registro do prontuário e autenticação do profissional de saúde, garantindo a inalterabilidade de documentos, a exemplo do registro do prontuário, gerando uma evidência verificável por terceiros.​

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em eliminação do papel. Com base nesse propósito, oferecemos assinatura digital e proteção de dados como ferramentas para suportar nossos clientes. Entre as aplicações, destaca-se o uso em PEP, receita, atestado e demais documentos da sua instituição de saúde. 

Ajudamos os clientes no processo de transformação digital com nossa solução MADICS SIGN, que é uma ferramenta completa de assinatura eletrônica avançada e qualificada integrada a solução MV para reduzir os custos associados a grandes volumes, com documentação e com toda segurança para PEP.

A importância da integração entre o MADICS Sign e o PEP MV 

Gerenciamento de leitos, distribuição de profissionais, previsão do fluxo de atendimento e profissionais no pronto-socorro de acordo com sua demanda, quando escolhidos por um sistema de gestão hospitalar, são alguns dos principais desafios que a organização médica busca resolver. 

Mas é preciso considerar que um ambiente hospitalar eficiente envolve o planejamento de processos internos e a automação da infraestrutura de tecnologia da informação (TI), que reúne diferentes departamentos que precisam trabalhar juntos para fazer a instituição funcionar.

A administração individual das áreas se beneficia com a  integração MADICS Sign e o PEP MV.

Na área financeiro-contábil, por exemplo, o sistema de gestão hospitalar integrado unifica todos os departamentos em uma única fonte de informação, para que a contabilidade seja mais ágil, as exportações de informações sejam automáticas e as não conformidades sejam reduzidas, fortalecendo o controle de faturamento e os fluxos de pagamentos, reduzindo as taxas de inadimplência e perda de receita devido a erros contábeis.

Para a parte clínica, é importante observar se o sistema de gestão hospitalar controla todos os prontuários dos pacientes, desde o cadastramento no serviço de saúde até a alta, garantindo informações que possam gerar estudos e relatórios estatísticos de processos endêmicos, especialidades mais solicitadas, sinais epidêmicos, etc. 

A integração PEP MV e MADICS Sign apoia o processo de atenção à saúde, permitindo o registro seguro das ações médicas, dando suporte à pesquisa, promovendo e organizando as rotinas de trabalho

É importante dizer que, neste contexto, a adoção do PEP, integrado a solução de assinatura eletrônica MADICS Sign, inclui, além da gestão de processos, benefícios de segurança e proteção de dados, contenção de custos e, principalmente, a qualidade do atendimento ao paciente por meio da reorganização e armazenamento dos dados de prontuários de diferentes sistemas em um único local.

O PEP integrado ao MADICS Sign permite uma avaliação mais detalhada das informações, o que estimula os hospitais a reinterpretar seus processos e métodos de trabalho

O sistema integrado também deve reduzir o fluxo burocrático durante os processos de atendimento ao paciente, permitindo menos tempo de permanência no hospital e aumentando o nível de satisfação.

Benefícios de um sistema de saúde conectado digitalmente

Um sistema de saúde integrado em rede aumenta, ou talvez habilite totalmente a vantagem digital. São exemplos que envolvem dados críticos como volume de casos, UTI e capacidade regular de leitos na instituição, organização de gestão de saúde ou limites institucionais. 

Os hospitais podem ser gerenciados por meio de uma estrutura de comando central. As informações críticas podem ser compartilhadas em tempo real com todo o sistema de saúde.

Na prática, sistemas de saúde altamente digitalizados que empregam sistemas de registros médicos eletrônicos em rede com coleta de dados em tempo real, compartilhamento de documentos e ferramentas de apoio à decisão, podem melhorar a vigilância ativa, localização oportuna de casos, etc.

Além disso, as crescentes preocupações com a segurança cibernética com a ampla exploração financeira de dados pessoais por cibercriminosos, infiltração criminosa de infraestrutura em rede e sistemas governamentais, e repetidas violações de informações importantes em nosso mundo cada vez mais conectado digitalmente levaram governos a aprovar legislação para regulamentações mais rígidas, a exemplo da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e melhor proteção do direito dos cidadãos.

Total informatização

Hoje não há como pensar em qualidade em saúde e eficiência na gestão hospitalar, mantendo sistema de arquivos em papel, receitas escritas à mão e senhas baseado em papéis avulsos. 

A tecnologia avançou e também as práticas dos hospitais de última geração. A nova realidade é a gestão integrada, que entrega produtividade e gera maior rotatividade. É um maior giro que fortalece o fundo da instituição para investir em treinamento e melhoria da infraestrutura hospitalar.

A gestão hospitalar está atrelada à alta complexidade, com uma infinidade de regulamentações que limitam as mudanças no setor, aumentando custos e a formação de um paciente cada vez mais exigente. 

Nesse cenário, as organizações de saúde que conseguem desenvolver a capacidade de medir seu desempenho e mudar sua trajetória de acordo com as mudanças no ambiente, em tempo real, geralmente apresentam mais eficiência e estão um passo à frente.

E-VAL Madics Sign: Assinaturas eletrônicas na saúde são fundamentais na integração nos sistemas de gestão em saúde e na digitalização de documentos

Oferecida pela E-VAL Saúde, O MADICS Sign é uma solução de assinatura eletrônica e proteção de dados integrada ao prontuário eletrônico do paciente (PEP) que ajuda os hospitais a eliminarem papel em seus processos médicos e no uso da receita digital e atestados médicos. 

O MADICS Sign é a maneira mais fácil de eliminar o papel do hospital, melhorando a colaboração entre os médicos, enfermeiros e equipe multi, criando uma experiência incrível.

Considerada a solução mais indicada para eliminação do registro impresso do prontuário, o MADICS Sign se apoia na legislação vigente sobre a validade jurídica de documentos eletrônicos assinados digitalmente e nas resoluções que regulamentam a infraestrutura de certificação digital brasileira e o uso de certificados digitais no setor da Saúde. ​

A solução permite a autenticação do usuário integrada ao sistema de prontuário. O hospital ou seu representante chancelam digitalmente o registro do prontuário e o registro de autenticação do profissional de saúde, garantindo a inalterabilidade do prontuário e autenticação, gerando uma evidência verificável por terceiros.​

Além disso, o MADICS Sign é um sistema híbrido que mantém a assinatura digital ICP-Brasil, transparente para o sistema de prontuário e operação.​ O hospital poderá manter parte dos usuários assinando digitalmente de acordo com sua avaliação, garantindo assim a segurança e proteção de dados.

Quanto tempo sua equipe está perdendo manuseando documentos em papel? Para muitos hospitais, a resposta é: “Não sabemos”.

Embora tenha havido uma mudança nos últimos anos em direção à digitalização de processos de saúde, como o uso de formulários de entrada online simples ou a implementação de sistemas como o prontuário eletrônico do paciente (PEP), muitas práticas ainda lutam com fluxos de trabalho em papel.

Isso pode incluir documentação em papel sendo passada fisicamente entre os membros da equipe, ou mesmo soluções de software não automatizadas, como o envio de um arquivo Excel por e-mail, por exemplo.

Muitos desses processos podem (e devem) ser digitalizados e automatizados, se não por uma questão de conveniência, mas por um outro motivo importante: o custo.

Os sistemas de fluxo de trabalho baseados em papel podem custar à sua clínica milhares de Reais anualmente, mesmo sem você saber.

Nos EUA, por exemplo, o uso de formulários em papel custa US $ 120 bilhões por ano.

Para as clínicas, a maior parte dos resíduos de papel vem de arquivos de pacientes, formulários de admissão e outros processos de papel relacionados ao atendimento ao paciente, bem como ao trabalho administrativo.

Embora, na prática, o PEP tenha mitigado algum desperdício de papel nas clínicas, isso simplesmente não foi suficiente.

Na verdade, espera- se que a demanda por papel dobre antes de 2030.

Forneça experiências de assinatura excepcionais e agilize assinatura de prontuário com MADICS Sign

É a maneira mais fácil de automatizar fluxos de trabalho de PEP. Use o MADICS Sign e elimine uma boa quantia de papel e dor de cabeça.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!