Assinatura eletrônica

Como usar a tecnologia no combate ao turnover e a favor do volume de negócios nas instituições de saúde

O mercado de trabalho na área de saúde nunca esteve tão sobrecarregado. De acordo com estudo realizado pela PEBMED, healthtech especializada em conteúdo para médicos, em 2020, 78% dos profissionais de saúde tiveram sintomas característicos da Síndrome de Burnout, o que mostra que a pandemia da Covid-19 acumulou um alto custo mental e emocional aos profissionais da Saúde, além de gerar um alto turnover, falta de mão de obra especializada disponível para atender essa grande demanda.

A alta rotatividade e a falta de profissionais médicos especializados têm um impacto significativo em hospitais, pacientes e equipes de saúde. Como resultado, instituições de saúde podem enfrentar um aumento nos custos com pessoal. 

Para o hospital, os custos do turnover estão vinculados a despesas diretas e indiretas. Alguns dos custos diretos incluem recrutamento, orientação, treinamento e tudo relacionado ao desligamento de trabalhadores. Os custos indiretos são criados por um ambiente de trabalho reduzido, produtividade diminuída, rotatividade de pessoal e resultados de saúde abaixo do esperado

O custo do turnover na saúde vai além do financeiro, colocando em risco a vida dos pacientes

É claro que a luta contra a falta de mão de obra e a rotatividade estão intrinsecamente ligadas ao esgotamento dos funcionários. Um número crescente de profissionais de saúde relatam esgotamento em suas posições atuais e temem que o atendimento ao paciente sofrerá por estarem muito cansados. 

Estatísticas, como a apresentada pela PEBMED, são indicativos de uma crise, cujas consequências incluem um declínio na qualidade dos serviços, piora na saúde do paciente, um aumento nos erros cometidos durante o atendimento e maiores taxas de infecção. 

Na verdade, existe uma correlação direta entre as taxas de burnout e de infecção de pacientes. Até mesmo os pacientes sentem o impacto do esgotamento do funcionário da área de saúde. Eles relatam índices de satisfação em declínio em unidades de saúde onde o esgotamento é maior.

Alta rotatividade e grande crescimento da demanda resultam em turnover na saúde

Já em 2019, de acordo com estudo National Healthcare Retention Report, ocorreu um aumento na força de trabalho no setor de saúde, combinado com alta rotatividade e grande crescimento da demanda, criando enormes desafios de pessoal que afetam os resultados financeiros de um hospital. 

A contratação é uma das partes mais caras dos processos de gestão de pessoas, portanto, essas despesas adicionais fazem com que os hospitais precisem de dinheiro extra que poderia ser direcionado à expansão dos programas, ao investimento em novos equipamentos ou mesmo à construção de novas instalações. 

Durante um período de rápido crescimento da demanda, os hospitais estão lutando para atender às necessidades dos pacientes, contratar para novos cargos e substituir funcionários que mudaram, gerando, de fato, um maior custo para as instituições de saúde.

O uso da tecnologia é uma das principais estratégias para combater o turnover na saúde

A tecnologia pode ajudar a melhorar a eficiência dos profissionais, ampliando a experiência dos funcionários nos hospitais e reduzindo o turnover na saúde. Uma solução de tecnologia permite que uma grande proporção de profissionais de saúde remotos e de linha de frente permaneçam solidamente engajados em suas atividades na organização. 

O aumento na carga de pacientes, a mudança para soluções de telemedicina e o mercado cada vez mais competitivo significam que hospitais devem adotar soluções de tecnologia poderosas para se manterem eficientes, competitivos e atraindo os melhores profissionais de saúde.

Quando a tecnologia liberta os funcionários de tarefas rotineiras complicadas, é menos provável que eles se cansem e deixem seus empregos. Quando você considera as despesas de contratação, treinamento e integração de novos funcionários, a tecnologia de saúde é um investimento que vale a pena.

Configurada de acordo com suas necessidades, uma solução tecnológica para instituições de saúde pode:

  • Melhorar a eficiência operacional;
  • Aumentar o envolvimento dos funcionários;
  • Reduzir custos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Tornar o agendamento mais eficiente;
  • Melhorar a comunicação;
  • Aumentar a satisfação e o cuidado do paciente;
  • Otimizar os fluxos de trabalho;
  • Fornecer feedback aos funcionários que o ajudem a reter cuidadores móveis.

Quando você entende o que leva os funcionários a deixarem seus empregos, a exemplo de atividades que levam tempo longe do trabalho com os pacientes e tarefas administrativas burocráticas, a escolha se torna clara: uma abordagem baseada em tecnologia que remove barreiras para cuidados de saúde, é a solução perfeita para reduzir turnover e outros desafios na saúde.

Além disso, a adoção da tecnologia na saúde torna mais fácil capturar novas informações sobre os pacientes, como anotações de uma visita recente, e sincronizá-las de volta com o banco de dados do paciente. 

Com as informações em um local centralizado, seguro e de fácil acesso, os profissionais de saúde sentem menos frustração e prestam melhor atendimento ao paciente. Além disso, com a documentação ocorrendo quase em tempo real, as organizações de saúde podem reduzir possíveis erros ou atrasos que afetam os resultados dos pacientes.

Funcionários engajados vão além do trabalho para ajudar hospitais a atingir metas. Uma força de trabalho engajada nas instituições de saúde, equipadas com a tecnologia certa para oferecer atendimento excelente, é uma grande vantagem competitiva para um hospital. Além disso, quanto mais engajada a força de trabalho, menor será o turnover e maior será a taxa de retenção para trabalhadores qualificados.

 

Madics Sign: Assinaturas eletrônicas na saúde são fundamentais na integração nos sistemas de gestão em saúde, na digitalização de documentos, na prescrição digital de medicamentos e no fim do turnover em hospitais.

Oferecida pela E-VAL Saúde, O MADICS Sign é uma solução de assinatura eletrônica integrada ao prontuário eletrônico do paciente (PEP) que ajuda instituições de saúde a eliminarem papel em seus processos médicos e no uso da receita digital e atestados médicos. 

O MADICS Sign é a maneira mais fácil de eliminar o papel do hospital, melhorando a colaboração entre os médicos, enfermeiros e equipe multi, criando uma experiência incrível.

Considerada a solução mais indicada para eliminação do registro impresso do prontuário, o MADICS Sign se apoia na legislação vigente sobre a validade jurídica de documentos eletrônicos assinados digitalmente e nas resoluções que regulamentam a infraestrutura de certificação digital brasileira e o uso de certificados digitais no setor da Saúde. ​

A solução permite a autenticação do usuário integrada ao sistema de prontuário. O hospital ou seu representante chancelam digitalmente o registro do prontuário e o registro de autenticação do profissional de saúde, garantindo a inalterabilidade do prontuário e autenticação, gerando uma evidência verificável por terceiros.​

Além disso, o MADICS Sign é um sistema híbrido que mantém a assinatura digital ICP-Brasil, transparente para o sistema de prontuário e operação.​ O hospital poderá manter parte dos usuários assinando digitalmente de acordo com sua avaliação.

Quanto tempo sua equipe está perdendo manuseando documentos em papel? Para muitos hospitais, a resposta é: “Não sabemos”.

Embora tenha havido uma mudança nos últimos anos em direção à digitalização de processos de saúde, como o uso de formulários de entrada online simples ou a implementação de sistemas como o prontuário eletrônico do paciente (PEP), muitas práticas ainda lutam com fluxos de trabalho em papel.

Isso pode incluir documentação em papel sendo passada fisicamente entre os membros da equipe, ou mesmo soluções de software não automatizadas, como o envio de um arquivo Excel por e-mail, por exemplo.

Muitos desses processos podem (e devem) ser digitalizados e automatizados, se não por uma questão de conveniência, mas por um outro motivo importante: o custo.

Os sistemas de fluxo de trabalho baseados em papel podem custar à sua clínica milhares de Reais anualmente, mesmo sem você saber.

Nos EUA, por exemplo, o uso de formulários em papel custa US $120 bilhões por ano.

Para as clínicas, a maior parte dos resíduos de papel vem de arquivos de pacientes, formulários de admissão e outros processos de papel relacionados ao atendimento ao paciente, bem como ao trabalho administrativo.

Embora, na prática, o PEP tenha mitigado algum desperdício de papel nas clínicas, isso simplesmente não foi suficiente.

Na verdade, espera- se que a demanda por papel dobre antes de 2030.

Forneça experiências de assinatura excepcionais e agilize assinatura de prontuário com MADICS Sign

É a maneira mais fácil de automatizar fluxos de trabalho de PEP. Use o MADICS Sign e elimine uma boa quantia de papel e dor de cabeça.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!