Assinatura Digital

Como saber se uma assinatura digital está válida?

A utilização da assinatura digital no mundo moderno dos negócios está aumentando dia a dia. Embora alguns setores possam estar legalmente isentos do uso de assinaturas digitais, a maioria deles está aproveitando a imensa oportunidade oferecida pela assinatura eletrônica para aproveitar uma ampla lista de benefícios da mesma. 

O setor de saúde, por exemplo, é um dos setores mais privilegiados ao fazer uso do conceito inovador de assinatura digital para agilizar o dia a dia.

É típico em instituições de saúde, o envolvimento de uma papelada abundante que pode ser necessária para ser preenchida, assinada e executada em segundos. 

O gerenciamento de tempo eficaz e segurança de alto nível são alguns dos aspectos principais para profissionais de saúde e centros médicos acostumados a lidar com a troca de dados confidenciais de clientes regularmente que fazem com que a assinatura digital seja cada vez mais utilizada. 

Ao mesmo tempo, também é vital garantir que todos os dados relevantes do paciente sejam coletados com precisão e segurança. Além disso, também é importante garantir que todas as respectivas precauções sejam implementadas para eliminar a necessidade de adulteração de documentos confidenciais dos pacientes, incluindo o formulário de admissão do paciente, acordo do provedor, prescrição médica e muito mais.

Em um cenário tão complexo, é natural que exista uma preocupação sobre a validade da própria assinatura digital em processos tão importantes como o do setor de saúde. 

A crescente implementação do conceito de assinatura eletrônica no setor de saúde pode ter contribuído para a necessidade crescente de gerenciamento aprimorado de registros ou dados, eficiência administrativa e muito mais. Ao mesmo tempo, a legislação foi implementada em países em todo o mundo que exige a proteção dos registros médicos digitais dos pacientes.

O que torna uma assinatura eletrônica confiável?

Antes de nos aprofundarmos nos aspectos técnicos, veremos primeiro o que devemos examinar em uma assinatura eletrônica. Referimo-nos aqui às qualidades ou características que o tornam válido e confiável.

Certificado aplicado a assinatura digital

A assinatura eletrônica deve contar com um certificado de assinatura válido, não revogado ou expirado (não um certificado de autenticação).

Emissor

Uma assinatura eletrônica incorpora informações vitais sobre a identidade eletrônica do signatário (eID) e o provedor do certificado, o terceiro que garante a identidade do signatário e gerencia os certificados associados ao seu eID.

Dispositivo

A assinatura eletrônica deve ser criada com um dispositivo que respeite os padrões da ICP-Brasil em vigor, e sob o controle exclusivo do signatário.

Infelizmente, todos esses elementos não são necessariamente impostos ou claramente mostrados por padrão na maioria das ferramentas de assinatura. Portanto, você pode aplicar a assinatura eletrônica de boa fé e com a impressão de que o que está fazendo é legítimo, embora, na verdade, você possa estar em risco.

Como se certificar de que uma assinatura é válida

As assinaturas são aplicadas a um documento digital usando aplicativos de software especializados. Existem vários métodos de aplicação de uma assinatura, mas existem certos métodos tecnológicos que tornam uma assinatura realmente válida. 

Os requisitos que fazem uma assinatura verdadeiramente válida são:

Hashing

Esta é uma transformação matemática, não exatamente acenando com uma varinha mágica, mas quase. O hash pega o conteúdo de um documento e cria uma string de caracteres em um valor de comprimento fixo ou uma chave que representa a string original, a partir dele, cria-se uma impressão digital exclusiva dos dados, mais ou menos como seu DNA. 

Esse hash é então associado ao documento e usado posteriormente para verificar o documento: você, como usuário do documento, vê o conteúdo normalmente. 

O interessante disso é que se alguém tentar alterar o conteúdo do documento depois de ser assinado, o hash muda e todas as assinaturas no documento se tornam ‘inválidas’ – ou seja, você verá que ocorreu uma mudança, geralmente dentro de um trilha de auditoria ou a própria assinatura pode indicar isso.

Autenticação do signatário

A pessoa que assina o documento deve ser identificada como sendo, quem diz ser. No mundo real, isso geralmente é feito por um notário verificando um documento de identidade, como uma carteira de motorista. 

No mundo digital, isso é feito por meio de um certificado digital. Os certificados digitais são emitidos por empresas chamadas ‘autoridades de certificação’ e os certificados representam uma versão digital de você. 

Eles são compostos de duas partes principais, uma chave privada (que nunca é revelada, mas usada para criptografar coisas) e uma chave pública que é usada para descriptografar algo criptografado usando a chave privada correspondente. 

Criptografia destinada à segurança da assinatura digital

O hash do documento é criptografado usando a chave privada do certificado do usuário, isso torna a assinatura digital real ou assinatura. 

Um carimbo de data / hora também está associado à assinatura no momento de adicioná-lo, isso é importante para o não repúdio. Se você verificar qualquer uma das assinaturas em um contrato, elas só serão mostradas como válidas se o hash não tiver mudado. 

Lembre-se de que o hash é equivalente ao conteúdo no momento em que uma assinatura é aplicada. Se esse conteúdo mudar, o hash muda e, portanto, não corresponde mais – isso define a assinatura como inválida.

A E-VAL Saúde garante: as assinaturas digitais são permitidas legalmente na maioria das instituições de saúde, desde que estejam em conformidade com padrões da ICP-Brasil

A assinatura digital utilizada no setor de saúde deve cumprir requisitos específicos para garantir a validade. Alguns dos requisitos são:

  • Autenticação dos usuários corretamente;
  • Armazenar a trilha de auditoria para permitir a reconstrução de todo o processo de assinatura;
  • Prevenir modificações pós-assinatura;
  • Retenção de evidências de que o documento fornecido é assinado eletronicamente;
  • Armazenamento de documentos assinados em algum servidor seguro.

As assinaturas digitais podem ser consideradas como o futuro da moderna indústria de saúde. A E-VAL Saúde oferece a facilidade de assinaturas digitais e tem observado um rápido aumento na produtividade e eficiência nos respectivos serviços médicos. 

Isso é conseguido devido à rapidez com que as assinaturas eletrônicas permitem assinar os documentos médicos e, ao mesmo tempo, obter a assinatura dos pedidos. Por sua vez, isso tende a aumentar o número de pacientes e a papelada associada que podem ser aceitos pelas instituições, ao mesmo tempo que aumenta a receita total.

A facilidade de assinatura de documentos eletronicamente com a utilização de assinaturas eletrônicas também auxilia na redução dos custos totais em diversos processos existentes nas instituições de saúde, garantindo que os documentos sejam gerenciados de forma eficiente. 

As assinaturas digitais também são conhecidas por melhorar as medidas de segurança e conformidade quando são autenticadas por uma plataforma de assinatura eletrônica confiável que segue os padrões da ICP-Brasil.

A E-VAL Saúde tem se destacado no desenvolvimento de soluções críticas e tecnologias emergentes para a eliminação do papel e melhorias de serviços eletrônicos para a área da saúde. As soluções são focadas em segurança, certificação e assinatura digital para hospitais, laboratórios, clínicas e operadoras.

Com foco exclusivo no mercado de saúde e uma equipe altamente especializada, a E-VAL Saúde oferece soluções customizadas que trazem segurança e agilidade aos processos de hospitais, laboratórios, clínicas e operadoras de saúde.

Além da gestão de contratos, assinaturas eletrônicas e certificados digitais fornecem um alto valor de evidência para o arquivamento digital desses documentos. As instituições médicas podem usar essas ferramentas para evitar a formação de papel e para digitalizar documentos em papel existentes. 

Entre em contato hoje mesmo com o nosso time de especialistas para saber como a E-VAL Saúde pode ajudar sua organização a gerenciar seus contratos e todos os demais documentos e processos médicos.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!