Proteção de Dados

Como o armazenamento em nuvem ajuda nas práticas ESG?

À medida que as empresas se concentram cada vez mais em questões ambientais, sociais e de governança (ESG), o papel do armazenamento em nuvem para práticas ESG vem sendo questionado. Algumas organizações se voltaram para a nuvem como uma solução mais ecológica e econômica para armazenamento de dados.

Neste artigo, exploraremos como a nuvem pode ajudar as empresas com práticas ESG. Também veremos alguns dos benefícios de usar a nuvem para armazenamento de dados, incluindo maior agilidade, custos mais baixos e sustentabilidade aprimorada.

Os benefícios do armazenamento em nuvem para práticas ESG

O investimento em práticas ESG é uma estratégia que considera critérios ambientais, sociais e de governança ao tomar decisões de investimento.

O objetivo do investimento em ESG é gerar retornos financeiros e, ao mesmo tempo, promover resultados sociais e ambientais positivos. Muitos gestores de ativos estão agora incorporando fatores ambientais, sociais e de governança em suas estratégias e um número crescente de pesquisas mostra que práticas ESG pode levar a um melhor desempenho financeiro a longo prazo. 

Embora não haja uma definição única do que constitui um investimento ESG, exemplos comuns incluem energia renovável, infraestrutura verde (a exemplo do armazenamento em nuvem que veremos a seguir), e agricultura sustentável.

À medida que o mundo volta cada vez mais sua atenção para a ameaça das mudanças climáticas, práticas ESG provavelmente se tornarão ainda mais populares nos próximos anos.

Como o armazenamento em nuvem para práticas ESG pode ajudar as empresas a economizar dinheiro em energia e custos de TI

Os custos de energia e tecnologia costumam ser duas das maiores despesas das empresas. Mas existem maneiras de cortar esses custos sem sacrificar a qualidade ou a produtividade.

Uma maneira é mudar para o armazenamento baseado em nuvem para os dados da sua empresa. Além de ser mais eficiente do que o armazenamento local tradicional, a nuvem pode ajudar sua empresa a atingir suas metas ESG.

O armazenamento em nuvem também pode economizar o dinheiro da sua empresa em custos de energia. Diferente do armazenamento no local que requer muita energia para alimentar e resfriar os servidores, já a computação em nuvem não tem essas mesmas necessidades.

Como resultado, as empresas que mudam para o armazenamento em nuvem podem ver uma redução em suas contas de energia. Além de poder economizar em relação aos custos de tecnologia.

O armazenamento no local requer hardware e software de alto valor, mas o armazenamento em nuvem é baseado em assinatura e não requer nenhum investimento inicial. Desta forma, as empresas que mudam para o armazenamento em nuvem podem ver uma redução significativa em seus custos de tecnologia.

Portanto, se você está procurando maneiras de economizar dinheiro em custos de energia e tecnologia, mudar para o armazenamento baseado em nuvem para os dados da sua empresa é uma ótima opção.

Como a nuvem é mais ecológica do que os métodos tradicionais de armazenamento de dados, ela pode contribuir com práticas ESG

A nuvem é frequentemente apontada como mais ecológica do que os métodos tradicionais de armazenamento de dados, mas até que ponto isso é verdade? Vamos olhar mais de perto.

O armazenamento de dados baseado em nuvem não requer, por parte das empresas que utilizam o serviço, o uso de nenhum hardware físico, o que significa não haver necessidade das emissões associadas de fabricação e transporte.

Os discos rígidos exigem muita energia para operar e geram uma quantidade significativa de calor. Essa energia desperdiçada não só contribui para as mudanças climáticas, mas também aumenta as contas de eletricidade.

Os data centers baseados em nuvem, por outro lado, são projetados para serem altamente eficientes, com dados espalhados por vários servidores que podem ser desligados quando não estão em uso. Como resultado, o armazenamento em nuvem é uma opção muito mais sustentável para empresas e indivíduos que buscam implementar práticas ESG.

Além de ser mais eficiente em termos de energia, o armazenamento em nuvem também é mais confiável do que os métodos tradicionais de armazenamento. Os discos rígidos são vulneráveis ​​a danos físicos causados ​​por quedas e derramamentos e podem falhar completamente se houver uma oscilação de energia.

Além disso, como os dados são armazenados remotamente, podem ser acessados ​​de qualquer lugar do mundo, reduzindo a necessidade de deslocamentos.

E como os provedores de nuvem costumam usar energia renovável para alimentar seus servidores, a pegada de carbono do armazenamento de dados baseado em nuvem pode ser bastante baixa.

Desta forma, fica claro que o armazenamento em nuvem é uma opção mais sustentável para armazenar dados.

 

 

A nuvem é uma ferramenta poderosa para práticas ESG e conformidade

Quando se trata de ESG, a nuvem pode ajudar as empresas a serem mais ágeis e responderem rapidamente às mudanças do mercado. A nuvem também pode ajudar as empresas a economizar dinheiro em custos de energia e TI.

Além disso, a nuvem geralmente é mais ecologicamente correta do que os métodos tradicionais de armazenamento de dados. Por esses motivos, a nuvem é uma ferramenta poderosa para a conformidade ESG.

Como a Madics Sign pode ajudar sua instituição a ser sustentável e atender aos requisitos das práticas ESG?

De acordo com dados divulgados pelo TJAM (Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas), para a produção de 1kg de papel são utilizados 324 litros de água, apenas 1 folha de A4 consome 10 litros de água. Além disso, 50% dos resíduos das empresas são compostos por papel. 

Ao observar essas informações, é possível ver a importância da redução do consumo de papel para contribuir para a sustentabilidade. Afinal, a sua produção gasta enormes quantidades de um dos bens mais preciosos do planeta: a água. 

Porém, ao produzir papel também é utilizado outro elemento da natureza essencial para a vida: as árvores. Segundo os dados disponibilizados pelo The World Counts 93% dos papéis vem das árvores e, no período de 2001 a 2019, no mundo todo, foi perdido um total de 386 milhões de hectares de floresta.

Além disso, é um material que, muitas vezes, sofre o descarte inadequado, estima-se que no Brasil somente 37% do papel produzido vai para a reciclagem e, desses, apenas 2% serão destinados para a impressão. 

Sendo assim, ao considerar todos esses dados, fica claro que buscar uma alternativa para diminuir o consumo de papel é contribuir para a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, a Madics Sign pode ser útil. 

Benefícios de utilizar a Madics Sign

A Madics Sign é uma ferramenta de assinatura eletrônica avançada, que permite a integração com o PEP e mantém a recomendação de assinatura digital ICP-Brasil, eliminando a necessidade de registros impressos e, consequentemente, reduzindo o uso de papel

Confira algumas das vantagens de usar a solução Madics Sign:

  • Elimina a necessidade de papel e impressões;
  • Segue os critérios definidos pela Lei 14.063/20 e outros regulamentos específicos;
  • Reduz os custos de armazenamento e impressão;
  • Permite a integração com sistemas hospitalares, por exemplo, MV, Philips Tasy, AGFA;
  • Diminui os riscos de fraudes;

Na prática, com o armazenamento em nuvem não há necessidade de ter um servidor próprio, com equipe de TI local para dar manutenção, o suporte é realizado de maneira e facilitada: temos acesso à instância do Madics Sign do cliente, podendo oferecer suporte de forma rápida e sem precisar solicitar acesso remoto.

A grande volumetria de documentos pode ser um problema para usuários da assinatura avançada, onde temos uma maior quantidade consumo, em que bancos de dados físicos os hospitais precisam comprar armazenamento em disco a todo momento já em um ambiente em nuvem não haveria essa preocupação.

Toda atualização dos componentes é feita de forma rápida, resultando em menor tempo de parada, fora isso você deixa de ter custo adicionais com licenças de softwares (Windows, Oracle DB/Microsoft SQL Server, Anti-vírus).

A infraestrutura em nuvem é tão ou mais segura que o uso de servidor local, pois o produto possui diversas barreiras de segurança para acesso e instalação de qualquer software no servidor, evitando ataques de vírus, ransomwares, trojans, entre outros.

Que tal conhecer a Madics Sign? Garanta que sua instituição de saúde se adeque aos princípios do ESG e, ao mesmo tempo, aproveite os benefícios da assinatura eletrônica. 

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é a pioneira em Assinatura Digital e a única com foco 100% na área da saúde. Nossas soluções são totalmente customizadas para hospitais, clínicas, laboratórios e operadoras. 

Nosso portfólio de produtos oferece diversos benefícios, entre eles: assinatura digital dos prontuários do paciente atendendo todos os requisitos legais, redução de custos, alto desempenho e a eliminação definitiva do papel com o prontuário eletrônico do paciente de saúde.

A E-VAL Saúde é uma empresa do Grupo E-VAL que há mais de 11 anos oferece tecnologia que transforma a área de saúde, especializada em transformação digital, eliminando papel em hospitais, clínicas, laboratórios e operadoras, assim como na proteção de dados para este segmento.