Autenticação

Como evitar a dependência das autoridades certificadoras

Basicamente, os certificados digitais são emitidos por autoridades certificadoras (ACs) para verificar a identidade do detentor do certificado. 

As autoridades certificadoras fornecem uma solução de software ou serviço para a emissão de certificados digitais contendo chaves públicas associadas a pessoas ou dispositivos específicos (chaves privadas).

A Autoridade de Certificação emite uma criptografia autenticada para o certificado digital contendo duas partes separadas do certificado, ou seja, com chaves públicas e privadas, uma para assinar (autenticação) e outra para criptografar / descriptografar mensagens eletrônicas.

Isso permite que as operações executadas pela chave privada, como assinatura ou autenticação, sejam verificadas usando o certificado público, permitindo que as partes confiáveis ​​tenham certeza de que a operação foi realizada por um indivíduo conhecido e confiável.

Em sua composição, um certificado digital emitido pelas autoridades certificadoras contém:

  • Nome de um detentor de certificado.
  • Número de série que é usado para identificar exclusivamente um certificado, o indivíduo ou a entidade identificada pelo certificado
  • Datas de validade do certificado.
  • Cópia da chave pública do detentor do certificado. (Usada para criptografar mensagens e assinaturas digitais)
  • Assinatura digital da autoridade emissora do certificado.

Desta forma, as autoridades certificadoras funcionam como parte de uma solução de infraestrutura de chave pública (PKI), que fornece recursos para permitir que as chaves e os certificados sejam arquivados, recuperados e validados online.

Porque os certificados digitais são importantes para as instituições de saúde

A certificação digital possibilitou ao setor de saúde garantir a autenticidade e a validade jurídica de documentos no meio eletrônico. 

Com a integração do certificado a um sistema de prontuário eletrônico, o médico pode realizar, por exemplo, a autorização de um procedimento a partir de sua assinatura digital. 

O certificado digital emitido por autoridades certificadoras gera economia e eficiência em uma série de processos nos setores que envolvem a área da saúde. 

Ou seja, a adoção de um certificado digital permite que a instituição de saúde adote a assinatura digital de documentos, seguindo as normas do ICP-Brasil para oferecer validade jurídica em seus processos médicos e administrativos.

Na prática, a digitalização em toda a cadeia médica impulsiona a adoção de novos procedimentos e recursos, incluindo registros médicos eletrônicos e o uso de certificações digitais na emissão de prescrições, exames e relatórios médicos. 

Nesse cenário, o profissional médico e seu certificado digital são fundamentais, pois apenas o médico – não o hospital – tem competência legal e intelectual para assinar documentos médicos relacionados à saúde das pessoas.

O desafio de gerenciar certificados digitais emitidos por diferentes autoridades certificadoras

O gerenciamento de certificados digitais às vezes pode cair no radar ao discutir segurança de dados de saúde por causa de outras questões de segurança. Mas não se engane, as ameaças à segurança interna são uma preocupação séria que merece atenção e é importante que o time de segurança das instituições de saúde evitem a atividade de certificados maliciosos. 

De fato, não é nenhum segredo que a computação se tornou uma realidade na área de saúde e parte do gerenciamento de dados é determinar quem tem acesso a esses dados. 

Além da criptografia e autenticação, uma instituição médica deve ser capaz de oferecer aos profissionais de saúde e administrativos certificados válidos que sejam gerenciáveis, principalmente quando existem certificados emitidos por diferentes autoridades certificadoras.

Criptografar essas chaves é fundamental, mas manter-se atualizado com as credenciais também não deve ser perdido.

Custo e produtividade também impactam diretamente na gestão das instituições médicas

Além das questões relacionadas à segurança, existe a exigência legal dos médicos adotarem os padrões de certificados digitais da Infraestrutura de Chaves Públicas.

Um número crescente de identidades eletrônicas (eIDs) já está sendo emitido neste campo profissional. Isso motiva a indústria da saúde a investir em tecnologias avançadas para um sistema de saúde sem papel, que vai além da eliminação do papel. 

Na verdade, tem mais a ver com a melhoria de procedimentos, digitalização de processos de gestão e armazenamento de dados de pacientes. A digitalização na área de saúde envolve conformidade em todos os níveis. 

A capacidade de um médico de acessar o prontuário de um paciente em qualquer computador ou celular significa menor custo, aumento de produtividade e acesso direto às informações relevantes e críticas.

 

A solução Madics Cloud elimina a dependência das autoridades certificadoras

Como o processo em papel está sendo substituído por um processo eletrônico, é necessário garantir a validade do processo, a assinatura do médico e a qualificação desse médico. 

A utilização de certificações digitais é a resposta a essa necessidade e é motivada por duas novidades que envolvem a digitalização brasileira de procedimentos médicos. O Prontuário Eletrônico do Paciente, PEP, que fornece informações sobre o tratamento atual do paciente e o Cadastro Eletrônico de Saúde, que é um repositório da história clínica do paciente. 

Ambos podem ser acessados ​​online em qualquer unidade de saúde vinculada à rede de atendimento. Por serem todos documentos digitais, apenas um certificado digital garante a validade do documento e da assinatura utilizada. 

Quanto menos papel envolvido no processo de atendimento ao paciente, maior é o controle das informações do paciente, o que garante ao médico o acompanhamento da saúde do paciente, potencializando a qualidade e acerto dos diagnósticos e prescrições do médico.

O Madics Cloud é um sistema único no mercado que gerencia e autoriza todas suas chaves de assinatura eletrônica com uso de uma infraestrutura de tecnologia baseada em nuvem. Seu objetivo principal é atender múltiplas autoridades certificadoras, entidade responsável por emitir certificados digitais.

A solução elimina a dependência do usuário final a usar o sistema do certificado escolhido além do hospital não ter necessidade de comprar outro certificado se o usuário já possui um.

Benefícios da solução Madics Cloud

As organizações de saúde estão preocupadas com o risco de violação de privacidade devido a chaves e certificados comprometidos. Para proteger os dados do paciente, manter os sistemas funcionando e cumprir os padrões regulatórios, elas precisam proteger as identidades da máquina. 

A solução Madics Cloud fornece às organizações de saúde visibilidade, inteligência e automação de recursos de certificados digitais e PKI, protegendo-os de interrupções de infraestrutura críticas e violações de dados, garantindo que atendam aos requisitos de conformidade. Seus principais benefícios são:

  • Reduz os custos com certificados digitais Não há necessidade na compra de um novo certificado para o médico.
  • Elimina a dependência do usuário final ter que usar o sistema próprio do certificado escolhido.
  • Concentra a gestão dos certificados em um só lugar.
  • Suporta e atende múltiplas ACs no sistema.

A adoção da nuvem e da TI “como serviço” mudou a forma como fazemos negócios. Já houve um tempo em que a migração de infraestrutura e aplicativos para a nuvem gerava medo e dúvida. Esses dias de incerteza acabaram. Agora é sobre o tempo, eficiência e otimização de custos. 

O desafio que continua a impedir a transformação digital para as instituições de saúde hoje é a disposição de assumir projetos na nuvem para colher os frutos que esperam do outro lado.

Com a solução Madics Cloud, a questão não é mais se “devemos usar a nuvem”, mas sim “como, onde e em que grau podemos aproveitar a nuvem a nosso favor?”

Neste cenário de grandes transformações do setor de saúde, a E-VAL Saúde está à disposição de sua organização para ajudar na gestão dos certificados digitais de sua instituição de saúde. Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas e conheça a solução Madics Cloud.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!