Assinatura eletrônica

Como a Transformação Digital no Hospital melhora a experiência do cliente.

A transformação digital na área de saúde faz parte do chamado “novo normal”. O futuro é promissor para o setor de saúde digital, impulsionado por aplicativos e portais

Quer sejam chatbots alimentados por IA, videoconferência de telessaúde, robôs cirúrgicos ou hospitais inteligentes, a prestação de cuidados de saúde virtuais é crucial para uma experiência digital incomparável para os pacientes. 

Na esteira da pandemia de coronavírus, os pacientes estão cada vez mais buscando interações digitais na área de saúde, com os provedores de saúde aproveitando a tecnologia para ajudá-los a atender às suas necessidades e também melhorar os processos de trabalho por meio da automação e IA.

Em 2026, o setor de saúde crescerá a uma taxa anual de 20%, ultrapassando US$ 662 bilhões. Neste setor, doenças crônicas como câncer, diabetes e COVID-19 estão impulsionando a demanda por uma variedade de serviços baseados em TI. De fato, a indústria está usando tecnologia móvel e da Internet para melhorar a detecção de doenças, o tratamento e o envolvimento do paciente.

Além disso, em 2025, o negócio de serviços de saúde deve crescer a um ritmo anual de 11,83%, atingindo US$ 35,09 bilhões. Os fatores que impulsionam o crescimento são um aumento na demanda de seguros, avanços tecnológicos e o uso de análises em saúde.

O impacto da Transformação digital na Saúde

A transformação digital na área de saúde é um bloco em construção de uma abordagem de saúde com foco no paciente. Ela ajudará os profissionais a otimizar as operações, entender o que o paciente precisa, construir lealdade e confiança e oferecer uma melhor experiência ao usuário

Além disso, coletar e extrair dados fornecidos por comunicações digitais será valioso para as instituições de saúde. Compreendendo as necessidades e comportamentos dos usuários-alvo, os hospitais analisarão novas maneiras de agregar valor, construindo lealdade e confiança. 

Como provedor de saúde, é preciso entender que acompanhar a transformação digital na área de saúde será um grande avanço. Adaptar-se à era digital significa evitar processos de negócios desatualizados e acreditar que o avanço tecnológico trará resultados significativos. 

A transformação digital pode ajudar as organizações de saúde a criar sistemas e processos interconectados para pacientes e equipes médicas e permitir que eles forneçam os cuidados e serviços necessários com muito mais eficiência e precisão. 

Com tudo isso em mente, vamos ver como as soluções digitais avançadas mais recentes podem beneficiar o setor de saúde, os pacientes, a equipe e os serviços.

Gerenciamento contínuo de dados hospitalares e de pacientes em tempo real

Os hospitais precisam trabalhar com grandes quantidades de dados diariamente. Eles devem ser capazes de oferecer, armazenar e reunir relatórios médicos, faturas e outros dados para os pacientes todos os dias. 

Fazer isso manualmente com precisão exigiria um esforço tremendo e muito tempo. 

No entanto, todos esses hospitais e processos médicos podem se tornar mais eficientes, contínuos e rápidos com o processo de digitalização. Tornar-se digital significa melhorar o fluxo de trabalho completo. 

Os hospitais e instituições de saúde modernos que estão abertos à transformação digital precisam encontrar uma maneira de enfrentar o maior desafio da digitalização, o gerenciamento de dados preciso e eficaz

Para que essas instituições prestem um melhor atendimento ao paciente, elas precisam acelerar os processos. As melhores soluções incluem a criação de armazenamento de dados centralizado, fluxos de trabalho e sistemas integrados para permitir que equipes médicas e médicos recuperem, compartilhem, gerenciem e armazenem dados sem esforço.

Comunicação interna mais eficaz nas instituições de saúde

Todo o setor de saúde depende da comunicação para funcionar e fornecer aos pacientes os cuidados adequados. Como o mundo depende de tecnologia moderna para circular, o mesmo vale para as instituições de saúde. 

Eles precisam de soluções digitais para permitir uma comunicação mais eficiente e uniforme entre as instituições. 

Essas soluções digitais incluem o uso de plataformas online, fóruns de discussão, dispositivos de realidade virtual, vídeos e muito mais. Ao usar essas soluções, os profissionais médicos podem interagir uns com os outros e seus pacientes para fornecer melhores tratamentos, atendimento ao paciente, aconselhamento médico e tudo mais.

Gerenciamento de dados aprimorado com registros eletrônicos de saúde

Os registros de saúde digitais são a melhor maneira de as organizações de saúde se livrarem dos registros em papel e colocarem ordem e organização em seus processos e procedimentos diários. 

O primeiro e mais óbvio benefício de se tornar digital é a eliminação quase completa do erro humano. 

EHR é uma solução excelente para melhorar a eficiência e também é altamente útil para médicos e pacientes. Esses registros ajudam os médicos a diagnosticar rapidamente várias condições de saúde e fornecer cuidados precisos na hora certa.

Em alguns casos, isso pode fazer diferença para salvar a vida de alguém. Os registros eletrônicos de saúde são especialmente úteis para os prestadores de cuidados de emergência. 

Quando eles precisam tratar pacientes em estado crítico, cada segundo conta, e o EHR permite que eles extraiam os dados do paciente muito mais rápido do que antes e forneçam os cuidados necessários e o tratamento correto e oportuno.

 

Aplicativos móveis de saúde para pacientes e equipe médica

O surgimento de aplicativos móveis de saúde reduziu a sobrecarga de pacientes que procuram médicos nas proximidades e planejam visitas a hospitais. 

Profissionais e médicos podem se conectar com pacientes por meio de aplicativos de saúde e oferecer consultas, conselhos e cuidados valiosos. 

É extremamente importante para pacientes em todo o mundo, especialmente em locais rurais onde o acesso a instituições de saúde é muito limitado. 

Por outro lado, os pacientes podem usar aplicativos de saúde para procurar informações sobre medicamentos, pesquisar doenças, perguntar sobre assuntos de seu interesse, obter conselhos úteis e muito mais de forma rápida e contínua. 

Hospital do futuro: a perspectiva baseada na transformação digital 

Seja como for, é óbvio que a transformação digital beneficia todos os aspectos do setor de saúde. Ele estimulou a criação de plataformas digitais de saúde de última geração, melhorou a eficiência operacional e permitiu que as organizações de saúde adotassem uma abordagem integrada para o atendimento ao paciente.

A tecnologia moderna tem um grande impacto nas indústrias mundiais, incluindo a saúde. Esse impacto positivo levou ao desenvolvimento de soluções modernas baseadas em tecnologia de saúde, como registros eletrônicos de saúde, dispositivos médicos habilitados para IA e telemedicina. 

Esses exemplos são apenas a ponta do iceberg, pois o potencial da transformação digital ainda não foi determinado. Tudo se resume a aproveitar o poder da tecnologia moderna para remodelar completamente a forma como os pacientes interagem com as instituições, serviços e profissionais de saúde. 

Por outro lado, essa tecnologia também ajuda esses profissionais a coletar, compartilhar e gerenciar os dados do paciente de uma maneira mais eficiente, permitindo-lhes tomar decisões muito melhores sobre os resultados de saúde do paciente e planos de tratamento. 

O principal objetivo de se tornar digital é reduzir os custos dos serviços de saúde, reduzir o erro humano, melhorar os resultados dos pacientes, otimizar os sistemas de saúde, agilizar o trabalho dos médicos e fornecer a cada paciente um serviço e experiência excepcionais.

Por meio do processo de transformação digital, o setor de saúde está testemunhando um renascimento

Enquanto revoluciona todos os aspectos da indústria, o processo de digitalização permite que organizações e instituições no domínio da saúde criem processos clínicos e administrativos automatizados mais eficazes e eficientes que garantem uma colaboração mais fácil com os pacientes. 

Esses processos também aumentaram a capacidade de inovação que levará a uma assistência médica ao paciente muito melhor a custos mais acessíveis. Em sua essência, a transformação digital no setor de saúde é realmente sobre como fornecer atendimento excelente ao paciente em meio a tempos médicos sem precedentes.

Nossos clientes reduziram mais de 80% os custos com papel

E-VAL Madics Sign: Assinaturas eletrônicas na saúde são fundamentais na transformação digital, integração nos sistemas de gestão em saúde e na digitalização de documentos

Oferecida pela E-VAL Saúde, O MADICS Sign é uma solução de assinatura eletrônica integrada ao prontuário eletrônico do paciente (PEP) que ajuda os hospitais a eliminarem papel em seus processos médicos e no uso da receita digital e atestados médicos. 

O MADICS Sign é a maneira mais fácil de eliminar o papel do hospital, melhorando a colaboração entre os médicos, enfermeiros e equipe multi, criando uma experiência incrível.

Considerada a solução mais indicada para eliminação do registro impresso do prontuário, o MADICS Sign se apoia na legislação vigente sobre a validade jurídica de documentos eletrônicos assinados digitalmente e nas resoluções que regulamentam a infraestrutura de certificação digital brasileira e o uso de certificados digitais no setor da Saúde. 

A solução permite a autenticação do usuário integrada ao sistema de prontuário. O hospital ou seu representante chancelam digitalmente o registro do prontuário e o registro de autenticação do profissional de saúde, garantindo a inalterabilidade do prontuário e autenticação, gerando uma evidência verificável por terceiros.​

Além disso, o MADICS Sign é um sistema híbrido que mantém a assinatura digital ICP-Brasil, transparente para o sistema de prontuário e operação.​ O hospital poderá manter parte dos usuários assinando digitalmente de acordo com sua avaliação.

Quanto tempo sua equipe está perdendo manuseando documentos em papel? Para muitos hospitais, a resposta é: “Não sabemos”.

Embora tenha havido uma mudança nos últimos anos em direção à digitalização de processos de saúde, como o uso de formulários de entrada online simples ou a implementação de sistemas como o prontuário eletrônico do paciente (PEP), muitas práticas ainda lutam com fluxos de trabalho em papel.

Isso pode incluir documentação em papel sendo passada fisicamente entre os membros da equipe, ou mesmo soluções de software não automatizadas, como o envio de um arquivo Excel por e-mail, por exemplo.

Muitos desses processos podem (e devem) ser digitalizados e automatizados, se não por uma questão de conveniência, mas por um outro motivo importante: o custo.

Os sistemas de fluxo de trabalho baseados em papel podem custar à sua clínica milhares de Reais anualmente, mesmo sem você saber.

Nos EUA, por exemplo, o uso de formulários em papel custa US $ 120 bilhões por ano.

Para as clínicas, a maior parte dos resíduos de papel vem de arquivos de pacientes, formulários de admissão e outros processos de papel relacionados ao atendimento ao paciente, bem como ao trabalho administrativo.

Embora, na prática, o PEP tenha mitigado algum desperdício de papel nas clínicas, isso simplesmente não foi suficiente.

Na verdade, espera- se que a demanda por papel dobre antes de 2030.

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É a maneira mais fácil de automatizar fluxos de trabalho de PEP. Use o MADICS Sign e elimine uma boa quantia de papel e dor de cabeça.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!