Assinatura eletrônica

Como a pandemia contribuiu para a adoção da assinatura eletrônica nos hospitais?

As organizações deste século estão acostumadas a se adaptar rapidamente a mudanças contínuas, como progresso tecnológico, mudanças nas regulamentações, novas tendências de consumo e assim por diante. Mas o que aconteceu no ano passado não foi previsto por ninguém. A Covid-19 quebrou todos os processos que se acreditava estarem solidamente estabelecidos. No entanto, em meio a toda a negatividade, a crise também levou a um bom resultado: a adoção generalizada de ferramentas digitais, como a assinatura eletrônica nos hospitais.

De fato, muitos setores foram afetados pela pandemia do coronavírus, porém, provavelmente nenhum mais foi tão impactado quanto o de saúde em termos de transformação. 

Ao substituir as assinaturas manuscritas tradicionais por assinaturas eletrônicas, os hospitais e outros estabelecimentos de saúde passaram a combater o coronavírus diretamente, minimizando o contato desnecessário e, ao mesmo tempo, inspirando um elevado nível de confiança. 

Além disso, o uso da assinatura eletrônica nos hospitais pode melhorar a eficiência geral dos estabelecimentos de saúde, o que significa que podem facilitar serviços médicos relevantes e confiáveis ​​prestados aos cidadãos durante e após a pandemia.

O uso da assinatura eletrônica nos hospitais: o impacto da pandemia

Mudanças nos protocolos globais e estaduais de saúde afetam a maneira como os hospitais conduzem seus processos diários. Eles precisam aderir a regulamentos estabelecidos para garantir que os cidadãos recebam cuidados da mais alta qualidade. 

Assim, para serem mais eficazes, os hospitais precisam buscar e adotar novos métodos e soluções para se integrarem não só aos seus processos de tratamento, mas também aos seus fluxos de trabalho administrativos.

Hoje, a pandemia COVID-19 alterou a forma como as empresas operam. O setor de saúde viu seu impacto em primeira mão. Os pacientes exigem procedimentos melhores dos serviços de saúde para evitar a propagação ou contágio do vírus. 

A maioria das instalações de saúde não aceita mais visitas, a não ser em casos de emergência, portanto, os pacientes precisam agendar uma consulta com seus médicos antes de serem autorizados a entrar em uma instalação. 

Ao implementar soluções inteligentes, principalmente a adoção de soluções digitais, as medidas de segurança tornam-se mais rígidas. A automatização dos processos tradicionais com papel reduz o contato físico notavelmente. 

Em vez de entregar aos pacientes impressos e canetas para preencher e assinar documentos, a assinatura eletrônica nos hospitais permite que os usuários completem documentos usando apenas seus dispositivos.

Vantagens da assinatura eletrônica nos hospitais

A introdução de soluções de assinatura eletrônica para o setor de saúde tem várias vantagens. Embora a maioria das instalações médicas ainda use documentos físicos e assinaturas tradicionais, a utilização de assinaturas eletrônicas é uma atualização que resulta em mudanças positivas e notáveis.

Documentação simplificada com uso da assinatura eletrônica nos hospitais

As unidades de saúde mantêm registros de seus clientes. Esses registros incluem informações pessoais e de saúde. Os médicos precisam assinar os documentos do paciente após as consultas para validação, ao emitir relatórios médicos, certificados e prescrições e ao aprovar a condução ou condução de procedimentos de saúde. 

O uso de uma solução de assinatura eletrônica nos hospitais permite que eles assinem qualquer documento eletrônico em minutos. Por outro lado, os pacientes podem preencher e assinar formulários e aprovar processos médicos. 

Tanto profissionais médicos quanto pacientes podem se beneficiar com o uso de aplicativos que oferecem soluções de assinatura eletrônica.

Sem ir a um hospital, os pacientes podem assinar documentos independentemente de sua localização e usando seu dispositivo inteligente. Essa vantagem economiza tempo, dinheiro e esforço da equipe de saúde e dos pacientes.

Registros médicos seguros

Como os dados de saúde são valiosos e, portanto, devem ser privados, os pacientes são protegidos por leis de privacidade de dados. Além disso, a segurança é de extrema importância no armazenamento dos prontuários dos pacientes. 

Ao contrário dos documentos físicos que podem ser facilmente perdidos ou roubados, os documentos assinados eletronicamente são armazenados com segurança na nuvem. 

Apenas profissionais de saúde autorizados podem acessar os registros de seus pacientes. Quando os documentos são acessados, todas as atividades realizadas para eles são registradas em um registro digital.

O armazenamento de documentos em armários de arquivos muitas vezes torna a localização deles difícil. Um aplicativo seguro de assinatura eletrônica elimina o uso de gabinetes de arquivos volumosos e melhora a segurança da manutenção de arquivos.

Os aplicativos de assinatura eletrônica nos hospitais permitem que os profissionais de saúde compartilhem documentos com outros profissionais para um gerenciamento preciso do paciente. 

O compartilhamento de documentos pode ser feito com segurança e em questão de minutos, independentemente de sua localização. Alguns aplicativos utilizam a tecnologia Public Key Infrastructure (PKI) para restringir o acesso não autorizado. 

 

Redução de custos

Os processos tradicionais baseados em papel em instalações de saúde não são apenas demorados, mas também caros e ineficientes a longo prazo. 

O custo do uso de papéis se acumula com o tempo. Além disso, a papelada manual pode levar a consequências financeiras quando ocorrem erros de documentação.

Os aplicativos de assinatura eletrônica nos hospitais evitam erros e reduzem o custo da papelada, permitindo que instituições de saúde economizem e destinem dinheiro para melhorias operacionais.

O emprego de soluções de assinatura eletrônica no setor de saúde não apenas protege as informações pessoais dos pacientes e permite que os médicos se concentrem em fornecer cuidados da mais alta qualidade. 

Outros processos em instalações de saúde, incluindo faturamento, integração da equipe do hospital e aquisição de suprimentos médicos, testemunharam grandes melhorias quando as soluções de assinatura eletrônica foram utilizadas.

E-VAL SIGN: Simplifique os fluxos de trabalho de documentos com assinatura eletrônica nos hospitais

Oferecida pela E-VAL Saúde para otimizar o processo de assinar ou coletar assinaturas de clientes em diferentes setores e tamanhos de empresa de maneira eletrônica, a solução E-VAL SIGN é uma solução completa para fluxos de trabalho de aprovação de documentos, assinaturas digitais avançadas e rastreamento de status de documentos. 

Ela permite assinar eletronicamente documentos, em qualquer lugar e momento, de maneira prática, segura e dinâmica. Projetada para otimizar rapidamente a maneira como as empresas entregam, revisam, aprovam e assinam seus documentos comerciais.

A solução E-VAL SIGN atende a diferentes tipos de departamentos:

departamentos atendidos pelo E-VAL Sign
departamentos atendidos pelo E-VAL Sign

De fato, a solução E-VAL SIGN apresenta como benefícios práticos a gestão de grande quantidade de contratos e outros documentos:

Aumente a eficiência do processo utilizando assinatura eletrônica nos hospitais

  • Diminuição no ciclo de vendas;
  • Redução na taxa de abandono dos clientes;
  • Menor complexidade e melhora na velocidade de formalização/fechamento de negócios.

Elimina custos relacionados com papel

  • Diminuição e até eliminação de impressão, uso de correio, digitalização, gestão de papel, arquivamento, entre outros processos demorados e caros;
  • Maior segurança comparado ao processo de assinaturas a tinta evitando fraudes, custos de falha de conformidade, multas e danos à reputação.

Elimina erros e retrabalho

  • Evita documentos sem assinaturas;
  • Impede campos de formulário incompletos;
  • Elimina rasuras.

Fornece uma ótima experiência do usuário

  • Fácil utilização pelos signatários;
  • Economia de tempo e melhoria em processos de formalização;
  • Melhora na interação com clientes, funcionários e parceiros; 
  • Experiência diferenciada agregando valor à marca.

Se sua empresa ainda não fez a mudança para um processo automatizado de assinaturas eletrônicas, está perdendo oportunidades de crescimento e de negócios. Elas simplificam a tarefa de obtenção de assinaturas e agilizam o seu processo de contratos, tudo de forma ágil e eficiente. 

Ao fornecer respostas mais rápidas em tarefas administrativas, as assinaturas eletrônicas ajudam você a economizar tempo para coisas que são mais urgentes em sua empresa, ao mesmo tempo que aumenta a segurança e aumenta a eficiência. 

Saiba mais sobre o uso da solução E-VAL SIGN aplicado aos setores de sua empresa através dos especialistas da E-VAL e saiba como aplicar a tecnologia de assinatura digital de forma eficaz em seu negócio. Estamos à disposição para tirar suas dúvidas e ajudar a definir as melhores formas de automatizar os processos de sua organização e torná-la cada vez mais eficiente.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!