Assinatura eletrônica

Como a assinatura eletrônica qualificada minimiza fraudes trazendo mais segurança para a prescrição digital?

As prescrições escritas à mão podem ser ineficientes e introduzir erros de medicação, que podem ser caras ou mesmo perigosas para os pacientes. Nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se que seja responsável por até 440.000 mortes a cada ano. Alguns desses erros podem ser reduzidos com tecnologia avançada, incluindo prescrição digital.

A prescrição digital permite que médicos e outros profissionais médicos enviem informações de indicação de medicamentos para farmácias digitalmente. Eles também podem armazenar dados como parte de um sistema maior de prontuário eletrônico.

Esses sistemas estão sendo adotados como parte de um esforço para melhorar a segurança e a confiabilidade das prescrições, mas podem oferecer outras vantagens.

O que é a prescrição digital?

A prescrição digital, eletrônica, ou “E-prescrição”, permite que os profissionais de saúde insiram as informações dos medicamentos prescritos em um dispositivo de computador e transmitam com segurança às farmácias usando um programa de software especial.  

A prescrição digital está crescendo rapidamente, não apenas porque a tecnologia melhorou, mas por causa dos benefícios substanciais para pacientes e profissionais de saúde.

Basicamente, a prescrição no formato eletrônico se destina a substituir a escrita, o envio de e-mail ou a solicitação de receitas, e o avanço mais significativo é a melhoria da segurança e da qualidade do atendimento ao paciente. 

Erros evitáveis ​​associados a prescrições escritas à mão podem incluir a seleção de um medicamento, dosagem incorreta ou indisponível, duplicação da terapia, omissão de informações e interpretação incorreta do pedido devido à escrita ilegível.

Pedidos de prescrição ilegíveis resultam em milhões de chamadas entre farmacêuticos e fornecedores a cada ano, o que pode atrasar o atendimento ao paciente. Além disso, nem todos os erros são detectados e podem resultar em danos ao paciente.

Separamos alguns dos principais benefícios da prescrição digital que auxiliam na rotina das farmácias, minimizando fraudes e trazendo mais segurança ao processo.

1. A prescrição digital reduz erros do farmacêutico

Em comparação com as prescrições escritas à mão, as prescrições eletrônicas são extremamente claras em termos de tratamento e dosagem e requerem menos interpretação por parte do farmacêutico. Isso pode  reduzir os erros de prescrição e medicação. 

A prescrição digital também pode ajudar a garantir que os pacientes tenham as informações mais precisas possíveis sobre como um determinado medicamento deve ser tomado.

As prescrições eletrônicas podem reduzir o risco de uma dose incorreta, o que pode facilmente desperdiçar tempo ou até mesmo causar danos ao paciente no pior cenário. Na prática, quando as clínicas implementam um sistema de prescrição eletrônica, o  erro de medicação pode ser reduzido a um sétimo de seus níveis originais. 

2. Maior eficiência da prescrição

As prescrições escritas à mão podem ser ineficientes e de alto custo em termos de tempo gasto, pois precisam muitas vezes ser elaboradas e autorizadas individualmente. Com alguns sistemas de prescrição eletrônica, os médicos podem recarregar automaticamente dezenas de indicações ao mesmo tempo, permitindo que mais pessoas os revisem. 

Isso pode aumentar a eficiência e reduzir a taxa de erro de prescrição.

Os médicos também podem autorizar rapidamente um reabastecimento de emergência nos casos em que os pacientes perderam o acesso aos medicamentos. Isso pode acontecer quando alguém está viajando e deixou o remédio em casa.

3. Monitora prescrições de substâncias controladas

Os prescritores, médicos e instituições de saúde, podem rastrear o número de indicações de substâncias controladas que um paciente recebeu, diminuindo a probabilidade de prescrever em excesso ou de forma equivocada.

A prescrição digital facilita para os estados monitorarem os dados de várias farmácias. Muitas instituições públicas de saúde possuem programas de monitoramento de medicamentos prescritos, coletando dados específicos sobre substâncias dispensadas no estado.

4. Rastreie facilmente o cumprimento da prescrição   

Quando um paciente sai com uma receita escrita à mão, não há como saber se o medicamento foi utilizado.

Com a prescrição digital, os prescritores podem monitorar se os pacientes cumprem as recomendações, dando aos médicos a capacidade de aconselhar os pacientes sobre o gerenciamento de medicamentos, se necessário. 

Além disso, os prescritores também podem acompanhar a frequência com que as prescrições de substâncias controladas são preenchidas para monitorar o uso potencial de drogas.

5. Prescrever facilmente medicamentos cobertos pelo seguro  

Os pacientes são mais propensos a aderir à terapia medicamentosa quando são prescritos medicamentos que podem pagar. 

Muitos programas de software de prescrição eletrônica facilitam para o médico escolher medicamentos genéricos com maior probabilidade de serem cobertos pelo seguro do paciente. 

Quando o paciente incorre em menos custos, há uma chance maior de que ele esteja em conformidade com a terapia medicamentosa necessária.  

6. Aumentar a segurança do paciente

A prescrição digital melhora a segurança do paciente, aumentando a legibilidade da prescrição e diminuindo os erros de medicação e eventos adversos a medicamentos, omissão de informações, má interpretação, resultando potencialmente em danos ao paciente e até mesmo a morte, além de reduzir a chance de fraudes.

7. Reduz o risco de efeitos colaterais ou adversos

Readmissões hospitalares podem ser atribuídas a eventos adversos a medicamentos. Com a ajuda de recursos de segurança integrados, como alertas de alergia e de terapia duplicados, os efeitos colaterais ou adversos são reduzidos significativamente.

8. Fluxo de trabalho aprimorado com uso da prescrição digital

Embora na literatura médica descreva como a prescrição eletrônica beneficia o paciente em termos de cumprimento de metas e prevenção de erros de medicamentos, a farmácia também tem a ganhar. 

A prescrição digital tem demonstrado agilizar o processamento das indicações médicas e reduzir os tempos de espera, uma vez que os pacientes não precisam estar presentes antes de uma prescrição ser preenchida e não é mais necessário inserir manualmente as informações dos medicamentos no computador. 

As ligações para o consultório do provedor para esclarecimento de pedidos ilegíveis são eliminadas, proporcionando ao farmacêutico mais tempo para aconselhar os pacientes. 

 

 

Quando uma assinatura eletrônica torna uma prescrição digital aceitável

Até pouco tempo, as assinaturas eletrônicas ainda pareciam algo distante para os farmacêuticos tradicionais, especialmente de uma época pré-COVID-19, quando as coisas eram “normais”. 

Por muito tempo, a prática relativamente simples de capturar a assinatura de um paciente para validar a solicitação de um medicamente era apenas uma rotina, parte esperada do processo de ponto de venda.

No entanto, isso tudo mudou, em setembro de 2020, quanto entrou em vigor a Lei nº 14.063, legislação específica que visa garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em formato eletrônico, regulando as assinaturas eletrônicas em documentos de saúde. 

A receita médica digital de medicamentos se torna uma realidade e sujeita ao controle especial, devendo contar com assinatura eletrônica para ter validade. 

Portanto, a Lei nº 14.063 / 20 prevê que as prescrições médicas constituídas por meio eletrônico só terão validade se contiverem assinatura eletrônica avançada ou assinatura eletrônica qualificada, utilizando certificado digital emitido pela ICP-Brasil, do profissional de saúde.

Para instituições de saúde, é dado um grande passo com o uso de soluções de assinatura eletrônica para a prescrição de medicamentos. 

O uso da transmissão eletrônica de receitas ajuda a acabar com os desafios inerentes à forma tradicional de prescrição e dispensação de medicamentos. O serviço de prescrição eletrônica, associado a assinatura eletrônica qualificada, tem como objetivo digitalizar, agilizar e melhorar o processo de farmácias e hospitais. 

A receita médica digital se torna um instrumento essencial para a nova fase da medicina. Afinal, as tecnologias digitais trouxeram inúmeras possibilidades para os atendimentos médicos, que podem ser feitos à distância e ampliar sua atuação na prevenção de doenças. 

Madics Sign: Assinaturas eletrônicas na saúde são fundamentais na integração nos sistemas de gestão em saúde, na digitalização de documentos e na prescrição digital de medicamentos

Oferecida pela E-VAL Saúde, O MADICS Sign é uma solução de assinatura eletrônica integrada ao prontuário eletrônico do paciente (PEP) que ajuda instituições de saúde a eliminarem papel em seus processos médicos e no uso da receita digital e atestados médicos. 

O MADICS Sign é a maneira mais fácil de eliminar o papel do hospital, melhorando a colaboração entre os médicos, enfermeiros e equipe multi, criando uma experiência incrível.

Considerada a solução mais indicada para eliminação do registro impresso do prontuário, o MADICS Sign se apoia na legislação vigente sobre a validade jurídica de documentos eletrônicos assinados digitalmente e nas resoluções que regulamentam a infraestrutura de certificação digital brasileira e o uso de certificados digitais no setor da Saúde. 

A solução permite a autenticação do usuário integrada ao sistema de prontuário. O hospital ou seu representante chancelam digitalmente o registro do prontuário e o registro de autenticação do profissional de saúde, garantindo a inalterabilidade do prontuário e autenticação, gerando uma evidência verificável por terceiros.​

Além disso, o MADICS Sign é um sistema híbrido que mantém a assinatura digital ICP-Brasil, transparente para o sistema de prontuário e operação.​ O hospital poderá manter parte dos usuários assinando digitalmente de acordo com sua avaliação.

Quanto tempo sua equipe está perdendo manuseando documentos em papel? Para muitos hospitais, a resposta é: “Não sabemos”.

Embora tenha havido uma mudança nos últimos anos em direção à digitalização de processos de saúde, como o uso de formulários de entrada online simples ou a implementação de sistemas como o prontuário eletrônico do paciente (PEP), muitas práticas ainda lutam com fluxos de trabalho em papel.

Isso pode incluir documentação em papel sendo passada fisicamente entre os membros da equipe, ou mesmo soluções de software não automatizadas, como o envio de um arquivo Excel por e-mail, por exemplo.

Muitos desses processos podem (e devem) ser digitalizados e automatizados, se não por uma questão de conveniência, mas por um outro motivo importante: o custo.

Os sistemas de fluxo de trabalho baseados em papel podem custar à sua clínica milhares de Reais anualmente, mesmo sem você saber.

Nos EUA, por exemplo, o uso de formulários em papel custa US $ 120 bilhões por ano.

Para as clínicas, a maior parte dos resíduos de papel vem de arquivos de pacientes, formulários de admissão e outros processos de papel relacionados ao atendimento ao paciente, bem como ao trabalho administrativo.

Embora, na prática, o PEP tenha mitigado algum desperdício de papel nas clínicas, isso simplesmente não foi suficiente.

Na verdade, espera- se que a demanda por papel dobre antes de 2030.

Forneça experiências de assinatura excepcionais e agilize assinatura de prontuário com MADICS Sign

É a maneira mais fácil de automatizar fluxos de trabalho de PEP. Use o MADICS Sign e elimine uma boa quantia de papel e dor de cabeça.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!