Assinatura eletrônica

Assinatura eletrônica aplicada aos hospitais: definitivamente como ela pode ajudar?

Se pensarmos em toda a documentação usada em hospitais, de prescrições e notas de ajuste a prontuários e solicitações aos planos de saúde, sem falar na quantidade de documentos administrativos, é muita papelada que precisa ser impressa, assinada e armazenada. 

De fato, é um processo burocrático que tira um valioso tempo no atendimento dos pacientes pelos profissionais de saúde. De acordo com estudo “Alocação de tempo dos enfermeiros e multitarefa das atividades de enfermagem”, feito em 2018 nos Estados Unidos, estima-se que os enfermeiros gastam um quarto de seu turno gerenciando a papelada, enquanto os médicos podem gastar até 49,2% de suas horas de trabalho preenchendo documentos.

Com os profissionais de saúde sob cada vez mais pressão para fazer entregas em um sistema de saúde sobrecarregado, a última coisa com que eles deveriam se preocupar é com o gerenciamento de documentos. 

A digitalização de documentos junto com o uso da assinatura eletrônica aplicada aos hospitais tem ajudado de fato a aliviar parte dessa pressão, permitindo que nossos profissionais de saúde passem mais tempo com os pacientes e menos com a papelada. Os registros eletrônicos de saúde foram o primeiro passo para um serviço de saúde sem papel, mas ainda há muito a ser feito. 

Com a chegada de novas tecnologias e o uso da assinatura eletrônica aplicada aos hospitais, a área da saúde passa por um processo de melhoria contínua

Todo paciente, em qualquer hospital, sempre tem um arquivo no qual seus documentos são mantidos. A maioria desses documentos diz respeito ao estado de saúde, tratamentos e procedimentos realizados durante uma simples visita de rotina, atendimentos de emergência, internações ou cirurgias. 

Frequentemente, esses pacientes são solicitados a assinar papéis, tanto para solicitar ou autorizar procedimentos, a exemplo dos planos de saúde. Mas esse processo não se limita somente aos pacientes e familiares, os médicos também assinam documentos sempre que fazem algo referente ao paciente que precisa ser registrado ou autorizado.

De fato, além de um registro histórico do paciente, todos os hospitais exigem que médicos e pacientes assinem os documentos que envolvem procedimentos médicos de forma a se resguardar de eventuais problemas burocráticos e jurídicos. 

 

Essa cooperação é crítica para evitar, por exemplo, que um paciente faça uma acusação ou reclamação contra o hospital por praticar um método que o paciente não aprovou, ou ainda, para comprovar a solicitação e autorização de procedimentos junto aos planos de saúde. Cada paciente deve assinar para tornar o acordo legalmente aplicável. 

A assinatura eletrônica aplicada aos hospitais pode ser usada para assinar esses documentos por médicos e pacientes, em vez de fazer uma assinatura manual. Para facilitar o atendimento dos pacientes e diminuir a carga burocrática aplicada aos profissionais de saúde, esses acordos são assinados eletronicamente. 

Anexar assinatura eletrônica em tais documentos e contratos significa que você não precisará imprimir os documentos e, portanto, poderá armazená-los eletronicamente para referência futura.

Os pacientes podem anexar assinaturas eletrônicas em vez de assinar manualmente. As assinaturas manuais às vezes desaparecem e dificultam provar se o documento foi aprovado ou não. Em caso de tais incidentes, um determinado paciente pode acabar pagando novamente, causando-lhes o pagamento em dobro.

Além disso, os pacientes podem assinar os documentos de qualquer lugar, sem ter que estar presentes nas instalações do hospital, economizando tempo e dinheiro.

As assinaturas eletrônicas são permitidas e reconhecidas legalmente no setor de saúde, desde que estejam em conformidade com regulamentos e legislações distintas, a exemplo da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e  da Lei 14.063/20, que define as regras para uso da assinatura eletrônica avançada ou qualificada em documentos subscritos por profissionais de saúde e relacionados a sua área de atuação.

Mas para isso acontecer, as assinaturas eletrônicas usadas ​​na área de saúde devem cumprir requisitos para manter a validade:

  • Autenticar usuários adequadamente;
  • Armazenar uma trilha de auditoria que permita a reconstrução do processo de assinatura;
  • Impedir modificação pós-assinatura;
  • Guardar a prova de que o documento foi assinado eletronicamente;
  • Armazenar documentos assinados em um servidor seguro.

Na prática, hospitais e outras instituições de saúde que utilizam assinaturas eletrônicas têm visto um aumento na produtividade e eficiência devido à velocidade com que podem assinar documentos e fazer com que os pedidos sejam assinados. 

Isso, por sua vez, aumenta o número de pacientes e a papelada associada que eles podem aceitar e gerenciar, enquanto aumenta a qualidade dos atendimentos. A facilidade de assinar eletronicamente também diminui os custos e garante que os documentos sejam gerenciados com eficiência. 

As assinaturas eletrônicas aplicada aos hospitais também melhoram a conformidade e a segurança quando autenticadas por uma plataforma confiável de gestão de assinaturas digitais, atendendo assim requisitos importantes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

O impacto da assinatura eletrônica aplicada aos hospitais

A assinatura eletrônica  aplicada aos hospitais possibilita que os médicos e o corpo clínico autorizem e registrem cirurgias, sem a necessidade de preenchimento manual de documentos. Além da economia em impressão e armazenamento, há uma maior segurança na identificação dos responsáveis que realizaram o procedimento. 

Com a adoção das assinaturas eletrônicas no âmbito de hospitais, as equipes operacionais podem gerenciar e monitorar todos os documentos que possam fazer parte de atendimentos médicos, exames, receitas, cotações e contratos em todas as etapas do ciclo de atendimento e processos administrativos. 

Entre os documentos que podem ser assinados eletronicamente estão termos de responsabilidade do paciente, autorização de exames, cirurgias e guias (TISS), além da entrada e liberação do paciente no hospital.

E-VAL SIGN: Simplifique os fluxos de trabalho de documentos com assinatura eletrônica aplicada aos hospitais

Oferecida pela E-VAL Tecnologia, para otimizar o processo de assinar ou coletar assinaturas de clientes em diferentes setores e tamanhos de empresa de maneira eletrônica, a solução E-VAL SIGN é uma solução completa para fluxos de trabalho de aprovação de documentos, assinaturas digitais avançadas e rastreamento de status de documentos. 

Ela permite assinar eletronicamente documentos, em qualquer lugar e momento, de maneira prática, segura e dinâmica. Projetada para otimizar rapidamente a maneira como as empresas entregam, revisam, aprovam e assinam seus documentos comerciais.

A solução E-VAL SIGN atende a diferentes tipos de departamentos:

assinatura eletrônica aplicada aos hospitais e seus departamentos

De fato, a solução E-VAL SIGN apresenta como benefícios práticos a gestão de grande quantidade de contratos e outros documentos:

Aumente a eficiência do processo

  • Diminuição no ciclo de vendas;
  • Redução na taxa de abandono dos clientes;
  • Menor complexidade e melhora na velocidade de formalização/fechamento de negócios.

Elimina custos relacionados com papel

  • Diminuição e até eliminação de impressão, uso de correio, digitalização, gestão de papel, arquivamento, entre outros processos demorados e caros;
  • Maior segurança comparado ao processo de assinaturas a tinta evitando fraudes, custos de falha de conformidade, multas e danos à reputação.

Elimina erros e retrabalho

  • Evita documentos sem assinaturas;
  • Impede campos de formulário incompletos;
  • Elimina rasuras.

Fornece uma ótima experiência do usuário

  • Fácil utilização pelos signatários;
  • Economia de tempo e melhoria em processos de formalização;
  • Melhora na interação com clientes, funcionários e parceiros; 
  • Experiência diferenciada agregando valor à marca.

Segurança e conformidade: Com a solução E-VAL SIGN, a assinatura eletrônica aplicada aos hospitais faz toda a diferença para a gestão do negócio 

Como você protege sua assinatura e mantém os falsificadores afastados, especialmente no mundo de hoje, quando muitas assinaturas são adquiridas digitalmente?

Conhecida também como e-signature, a solução E-VAL SIGN é uma forma de substituir assinatura de próprio punho em quase todos os documentos. É uma maneira legal de realizar um consentimento ou aprovação. Com ela, sua empresa:

Aumenta a segurança e cumpre os requisitos legais

  • Certificando e validando as identidades digitais dos signatários de forma segura; 
  • Certificando e validando os documentos assinados evitando alterações indevidas ou não autorizadas; 
  • Garantindo a segurança jurídica através de relatórios com logs de auditoria;
  • Evitando acesso aos documentos por terceiros não autorizados;
  • Não expondo dados dos signatários como em documentos físicos.

Prepare e envie documentos para assinatura, tudo em minutos de forma simples e prática, com a segurança e conformidade, cumprindo os requisitos legais e os regulamentos mais rigorosos do setor e padrões de segurança no mundo, a exemplo da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Se sua organização ainda não fez a mudança para um processo automatizado de assinatura eletrônica aplicada aos hospitais, está perdendo oportunidades de crescimento e de negócios. Elas simplificam a tarefa de obtenção de assinaturas e agilizam o seu processo de contratos, tudo de forma ágil e eficiente. 

Ao fornecer respostas mais rápidas em tarefas administrativas, as assinaturas eletrônicas ajudam você a economizar tempo para coisas que são mais urgentes em seu hospital, ao mesmo tempo que aumenta a segurança e aumenta a eficiência. 

Saiba mais sobre o uso da solução E-VAL SIGN e assinatura eletrônica aplicada aos hospitais através dos especialistas da E-VAL e saiba como aplicar a tecnologia de assinatura digital de forma eficaz em seu negócio. Estamos à disposição para tirar suas dúvidas e ajudar a definir as melhores formas de automatizar os processos de sua organização e torná-la cada vez mais eficiente.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!