Proteção de Dados

A Internet das Coisas está revolucionando a indústria de saúde

A Internet das Coisas (IoT) está impactando e mudando o setor de saúde, tornando os provedores de saúde mais inteligentes e eficientes, oferecendo os cuidados preventivos ainda mais acessíveis. Com a crescente inovação tecnológica do segmento, a tecnologia ligada a IoT está começando a ter um impacto real no setor de saúde. 

De acordo com um estudo recente da Markets and Markets, o mercado de dispositivos portáteis médicos deve atingir US $12,1 bilhões em 2021. Esses dispositivos portáteis estão muito além do escopo do rastreamento de condicionamento físico. Novos dispositivos podem monitorar ataques cardíacos, sinais de derrame e medir e controlar os níveis de insulina de pacientes diabéticos. 

A Internet das Coisas inaugurou uma nova era de inovação, as aplicações ligadas ao IoT incluem tudo, desde transporte e fabricação até controle e automação residencial inteligente e até mesmo entretenimento. 

É importante notar que o setor de saúde também se beneficia com a Internet das Coisas. Quando aplicada ao setor de saúde, a IoT possui um enorme potencial. Do gerenciamento de medicamentos ao monitoramento de pacientes, seus usos são quase ilimitados. 

Principais benefícios da Internet das Coisas aplicado ao segmento de saúde

Como a própria palavra sugere, IoT é uma rede de dispositivos (coisas) interconectados por meio de um software de aplicativo: o gateway IoT. Com a ajuda de sensores, um dispositivo IoT detecta propriedades físicas, como temperatura, pressão, movimento, peso, luz, e as converte em sinais elétricos. Em seguida, um gateway IoT recebe o sinal e o processa em informações úteis.  

O sinal elétrico gerado por dispositivos IoT pode ser usado para resolver problemas complexos da vida diária. Como um caso de uso comum na área de saúde, ele permite o rastreamento em tempo real de equipamentos médicos, como nebulizadores, kits médicos, bombas de oxigênio e cadeiras de rodas. 

A IoT está transformando o setor de saúde no que diz respeito à maneira como aplicativos, dispositivos e pessoas interagem ao fornecer soluções de saúde. Abaixo estão alguns dos principais benefícios da adoção da IoT no setor de saúde:

1. IoT aplicado ao Monitoramento remoto

Graças à IoT, você não precisa correr para o hospital ou ficar internado sempre que precisar de um profissional de saúde para ficar de olho em sua saúde. Seu médico pode monitorar sua saúde no hospital enquanto você está deitado na cama. Isso também com a ajuda de dispositivos.

O monitoramento remoto tem ajudado milhares de pacientes com coração e pressão arterial que precisam de check-ups regulares de suas condições de saúde. Os dispositivos IoT, como pulseiras de fitness ou smartwatches, podem monitorar o açúcar no sangue e a frequência cardíaca dos pacientes e enviar informações em tempo real aos médicos.

Além disso, um equipamento IoT pode de IoT, como frequência cardíaca incomum, e enviar alertas em tempo real para seu médico ou familiares. 

2. Cuidados de saúde acessíveis com uso da Internet das Coisas

IoT tornou os cuidados de saúde acessíveis a mais pacientes. O monitoramento remoto economiza muito tempo e dinheiro para os pacientes gastos em consultas médicas desnecessárias ou readmissões. 

Além disso, a IoT ajuda os hospitais a gerenciar com eficiência suas operações administrativas, como automatizar o agendamento de consultas ou o rastreamento em tempo real dos leitos disponíveis. Ele economiza o custo do trabalho manual e, consequentemente, reduz o custo da saúde. 

3. Oferecer o melhor tratamento através de dispositivos IoT

Junto com análises sofisticadas de saúde, a Internet das Coisas pode gerar percepções úteis e acionáveis ​​que podem ajudar os profissionais de saúde a fornecer um melhor atendimento ao paciente. 

Os dados em tempo real coletados por meio de dispositivos IoT podem ser processados ​​e documentados para fazer um relatório criterioso sobre o histórico e o comportamento do paciente. Ajuda os médicos a compreender melhor a natureza da doença e a fornecer um tratamento melhor. 

4. Diagnóstico eficiente de doenças

Aliado às análises avançadas de saúde, os dados de IoT coletados de um paciente podem ajudar em um melhor diagnóstico. O insight gerado por meio de análises pode ajudar os profissionais de saúde a detectar sintomas de doenças em estágio inicial. 

Com a ajuda da Inteligência Artificial e tecnologias de computação avançadas, a Internet das Coisas pode detectar e alertar os pacientes automaticamente sobre os riscos à saúde que estão por vir.

5. Fácil gerenciamento de equipamentos e medicamentos

Graças à IoT, agora você pode armazenar enormes pilhas de medicamentos e equipamentos de maneira organizada. Isso não deixa espaço para erros humanos ou má gestão dos itens. 

Com a ajuda do rastreamento em tempo real, você pode ter acesso eficiente a todos os itens e, portanto, recuperá-los com eficiência e eficácia com o mínimo de esforço.

6. Reduzir o erro humano

Algumas operações de saúde precisam de precisão e exatidão, como determinar a elegibilidade de um candidato para testar um novo medicamento. O tratamento manual de dados, especialmente quando um grande volume de dados está envolvido, pode aumentar as chances de erros humanos elevados. Por outro lado, a Internet das Coisas garante que os dados estejam livres de erros. 

7. Gerenciamento eficiente de registros eletrônicos de saúde 

Suponha que você corra para o hospital por causa de uma pequena dor no peito e o médico precise entender seu histórico médico. Em minutos, e com alguns cliques, ele pode ter acesso a relatórios bem documentados de seu histórico médico armazenados no banco de dados.

Embora a segurança dos dados possa ser uma preocupação, os dispositivos IoT podem vir com seus protocolos de criptografia, mais seguros e desenvolvidos especialmente para dispositivos IoT.

8. Melhor gestão de seguros

As seguradoras estão usando a Internet das Coisas para trazer mais transparência em suas operações, como subscrição, gerenciamento de sinistros e avaliação de risco. Além disso, com dispositivos IoT, ficou mais fácil detectar fraudes. 

Muitas empresas líderes recompensam seus clientes se eles mostrarem melhores precauções durante o tratamento e reduzirem os custos de seguro. As empresas determinam os candidatos certos com base nos dados da IoT durante um período significativo.

9. Comunicação perfeita entre hospitais

Como a IoT ajuda a manter um registro eletrônico do histórico médico, agora não é mais preciso mais carregar uma pasta de documentos de seu diagnóstico anterior. Ele também ajuda os hospitais a compartilhar informações úteis e necessárias de maneira integrada e econômica. 

Além disso, a colaboração eficaz de hospitais aprimora as análises e pesquisas de saúde. O enorme volume de dados coletados de pacientes de vários hospitais pode ser útil para cientistas da área de saúde. 

10. Desenvolvimento eficiente de Medicamentos

O desenvolvimento de medicamentos é um processo caro e demorado. Ao desenvolver um novo medicamento, os cientistas farmacêuticos usam processos iterativos que envolvem reações químicas entre vários reagentes e ingredientes. Com a ajuda de IoT e análises de saúde, eles podem prever o resultado mesmo sem realizar reações. 

Além disso, a IoT ajuda as empresas farmacêuticas a determinar os candidatos certos para seus novos medicamentos. Com base no perfil do candidato ideal e nos dados coletados de vários candidatos, a IoT sugere correspondências adequadas para seus testes.

Os benefícios da Internet das Coisas no campo da saúde são enormes. Como vimos, quando integrada com a saúde, a Internet das Coisas pode ser usada para aumentar a eficiência das operações hospitalares, melhorar o monitoramento do paciente e até mesmo fornecer soluções acessíveis para tecnologia vestível. 

No entanto, sempre que a conexão de rede funcionar, haverá problemas de segurança, e a Internet das Coisas não é exceção no campo da saúde. Os dispositivos da Internet das Coisas são facilmente afetados. Embora as pessoas costumavam se preocupar apenas com os dados do paciente e com a conformidade com os requisitos regulamentares, elas ainda precisam se preocupar com os riscos potenciais dos cibercriminosos.

Os módulos de segurança de hardware (HSMs) da Thales Luna permitem que empresas e fabricantes baseados em IoT produzam e forneçam suporte contínuo a proteção e segurança da informação 

Um módulo de segurança de hardware (HSM) é um dispositivo físico que fornece segurança extra para dados confidenciais. Este tipo de dispositivo é usado para fornecer chaves criptográficas para funções críticas, como criptografia, descriptografia e autenticação para o uso de aplicativos, identidades e bancos de dados. 

Para se ter uma ideia, as empresas podem usar um módulo de segurança de hardware, por exemplo, para proteger segredos comerciais de valor significativo, garantindo que apenas indivíduos autorizados possam acessar o HSM para concluir uma transação de chave de criptografia, ou seja, controlar o acesso devidamente e se necessário com múltiplos fatores de autenticação, que é uma recomendação de segurança adotada hoje em dia.

Além disso, todo o ciclo de vida da chave de criptografia, desde a criação, revogação, gerenciamento e armazenamento no HSM.

As assinaturas digitais também podem ser gerenciadas por meio de um HSM e todas as transações de acesso são registradas para criar uma trilha de auditoria. Desta forma, um módulo de segurança de hardware pode ajudar as empresas a mover informações e processos confidenciais da documentação em papel para um formato digital. 

Os Módulos de Segurança de Hardware da Thales fornecem o mais alto nível de segurança, sempre armazenando chaves criptográficas no hardware. Além disso, fornecem uma base de criptografia segura, já que as chaves nunca deixam o dispositivo validado por FIPS 140- 2, Nível 3, , resistente a intrusões e inviolável. 

Como todas as operações criptográficas ocorrem dentro do HSM, fortes controles de acesso evitam que usuários não autorizados acessem material criptográfico confidencial em dispositivos IoT. 

Além disso, a Thales também implementa operações que tornam a implantação de HSMs seguros o mais fácil possível, e nossos HSMs são integrados ao Thales Crypto Command Center para particionamento, relatório e monitoramento de recursos criptográficos rápidos e fáceis.

Os HSMs da Thales seguem rigorosos requisitos de design e devem passar por rigorosos testes de verificação de produtos, seguidos por testes de aplicativos reais para verificar a segurança e integridade de cada dispositivo.

Com os módulos de segurança de hardware Thales, você pode:

  • Abordar os requisitos de conformidade com soluções para Blockchain, LGPD e IoT, realizando o armazenamento de chave de hardware, aceleração transacional, assinatura de certificado, assinatura de código ou documento, geração de chave em massa e criptografia de dados;
  • As chaves são geradas e sempre armazenadas em um dispositivo com validação FIPS resistente a intrusões, à prova de violação e com os níveis mais fortes de controle de acesso;
  • Criar partições com um Security Office dedicado por partição e segmente por meio de separação de chave de administrador.

Portanto, os Thales Luna HSM  vem implementando as melhores práticas em hardware, software e operações que tornam a implantação dos HSMs o mais fácil possível. 

Os Thales Luna HSM cumprem rigorosos requisitos de projeto e devem passar por rigorosos testes de verificação de produtos, seguidos por testes de aplicativos do mundo real para verificar a segurança e a integridade de cada dispositivo.

As principais vantagens do Thales HSM Luna são os seguintes:

  • As chaves sempre permanecem no hardware

Proteja suas chaves criptográficas mais sensíveis em nossos HSMs FIPS 140-2 Nível 3.  

O armazenamento de suas chaves em nosso cofre de alta garantia garante que elas estejam protegidas contra violações, ao contrário de soluções alternativas no mercado. 

Com a abordagem de chave no hardware, os aplicativos se comunicam por meio de um cliente com as chaves armazenadas no HSM e as chaves nunca saem do dispositivo.

  • Alto desempenho

Beneficie-se do melhor desempenho da categoria em uma variedade de algoritmos, incluindo ECC, RSA e AES-GCM, para satisfazer os aplicativos mais exigentes e cumprir os acordos de nível de serviço.

O Thales Luna HSM envia alertas por email sobre eventos que afetam o serviço e suporte rapidamente o proprietário do aplicativo.

  • Recursos da próxima geração

Com uma combinação incomparável de recursos, incluindo gerenciamento central de chaves e políticas, suporte robusto à criptografia, integração simplificada, opções flexíveis de backup, gerenciamento remoto e muito mais.

Os módulos de segurança de hardware do Thales Luna HSM permitem às organizações se proteger contra ameaças em evolução e aproveitar as oportunidades emergentes apresentadas em avanços tecnológicos.

  • Rota na nuvem

O Thales Luna HSM oferece suporte a muitos cenários de implantação, de data centers locais a ambientes privados, híbridos, públicos e com várias nuvens, fornecendo uma quantidade enorme de flexibilidade, pois permite que os clientes movam chaves para dentro e fora de ambientes em nuvem. 

  • Ecossistema de integração ampla

Os HSMs apresentam um dos ecossistemas mais amplos disponíveis no mercado e integram-se a mais de 400 dos aplicativos corporativos mais usados ​​para PKI, blockchain, big data, IoT, assinatura de código, SSL / TLS, pós-quantum, servidores da Web, servidores de aplicativos, bancos de dados e muito mais. Além disso, oferecemos amplo suporte à API, incluindo PKCS # 11, Java, OpenSSL, Microsoft, Ruby, Python e Go.

  • Tecnologias emergentes

Proteja-se  contra ameaças em evolução e capitalize em tecnologias emergentes, incluindo Internet das Coisas (IoT), Blockchain, Quantum e muito mais.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!