Assinatura Digital

5 dicas sobre validação da assinatura digital que toda Instituição de Saúde deve saber

Muitos médicos migraram para o registro eletrônico no ambiente hospitalar e ambulatorial. Atualmente, os médicos usam rotineiramente a validação da assinatura digital e eletrônica em vez de uma autenticação manuscrita. 

Isso permite que os provedores solicitem prescrições e diagnósticos, atualizem e assinem registros e transmitam pedidos de qualquer local. O envio eletrônico requer medidas de segurança para verificar e autenticar a identidade do médico.

Uma assinatura digital é um tipo específico de autenticação eletrônica que identifica exclusivamente o signatário e autentica a mensagem ou documento com um código digital. 

Podemos resumir a assinatura digital como “um identificador eletrônico, criado por computador, destinado pela parte que o usa para ter a mesma força e efeito que o uso de uma autenticação manual“.

 

Quais são os riscos do mau uso da assinatura digital? 

O uso de assinaturas digitais pode aumentar o risco de oportunidades potenciais de fraude, erros médicos e responsabilidade. Os riscos variam de acordo com a natureza da transação e as medidas de segurança em vigor para garantir autenticação adequada e confidencialidade, quando necessário. 

Em um extremo, os riscos podem ser baixos para enviar um e-mail a um colega. No entanto, ao enviar pedidos, fornecer um diagnóstico sobre um paciente e / ou discutir o paciente e seu nome detalhadamente em um dispositivo não criptografado pode se tornar um problema. 

A integridade e autenticação da mensagem devem ser tratadas e resolvidas antes que o médico adote assinaturas eletrônicas para qualquer comunicação crítica em que o tratamento de um paciente e informações de saúde protegidas individualmente identificáveis ​​estejam envolvidas.

Para instituições e profissionais de saúde fazer a homologação da assinatura digital é fundamental

Para te ajudar nesse processo de validação, separamos 5 dicas sobre validação de assinatura digital que toda Instituição de Saúde deve saber e realizar.

1. Crie o hábito de usar e fazer a homologação da autenticação digital

A implementação da autenticação digital é usada para validar não apenas que o conteúdo foi gerado por um indivíduo específico. Afinal, ela também garante que o proprietário real da conta foi quem gerou o conteúdo. Igualmente quando você assina um cheque ou um documento legal. Já que sua assinatura é usada para verificação de que apenas você iniciou a transação.

Isso fornece o benefício de garantir que o conteúdo foi criado por uma fonte confiável e não foi modificado.

O conteúdo real é usado para gerar um valor no algoritmo de autenticação digital que assina o conteúdo. Portanto, se algo for adicionado ou excluído depois que o arquivo for assinado, o valor de validação da assinatura digital retornará um erro.

O uso e validação da assinatura digital deve ser uma prática comum para pessoas e empresas, independente de requisitos regulatórios. Tenha em mente que isso garante sua segurança digital.

2. Verifique que a autenticação digital possui um certificado de uma raiz confiável

A implementação de assinaturas digitais requer um dos dois tipos diferentes de certificados para assinar o conteúdo. Certificados auto-emitidos ou certificados recebidos de uma autoridade de certificação formal.

Desta forma, empresas podem optar por criar suas autenticações digitais com certificados digitais próprios que não serão reconhecidos como provenientes de uma fonte autorizada e confiável. Isso geralmente dificulta para uma validação externa, tal como, documentos assinados digitalmente e trocados entre empresas. Por outro lado, constitui um bom hábito interno, aumentando a segurança da organização.

Assim, durante a validação da assinatura digital, verifique que o certificado foi emitido por uma autoridade de certificação formal de uma raiz confiável, seja ela externa, ou mesmo interna.

3. Faça treinamentos de conscientização para usuários de autenticação digital

É necessário ter um programa para educar os usuários sobre quando é apropriado usar uma autenticação digital. Seja tanto para validar seu próprio conteúdo, quanto os conteúdos que recebem. Além disso, claro, é preciso também treinamento para o administrador sobre como emitir e revogar certificados de assinatura digital.

Esse trabalho de conscientização garante que os usuários de assinatura digital possam realizar as validações de forma eficiente e segura. Dessa forma, garante-se as estratégias de segurança da informação da empresa.

4. Adote soluções automatizadas de homologação da assinatura digital

De forma simplificada, um algoritmo de autenticação digital é um par de números grandes que são calculados de acordo com o algoritmo especificado em parâmetros que permitem a autenticação do signatário e, como consequência, a integridade dos dados anexados.

As assinaturas digitais também são geradas por meio de um algoritmo de autenticação digital, bem como verificadas. Desta forma, elas são geradas em conjunto com o uso de uma chave privada e a validação da assinatura digital ocorre com o emprego da chave pública correspondente.

Cada signatário tem suas próprias chaves emparelhadas (supostamente conhecidas do público em geral) e privadas (conhecidas apenas pelo usuário). Uma autenticação só pode ser gerada por uma pessoa autorizada usando sua chave privada. Assim, a chave pública correspondente pode ser usada por qualquer pessoa para verificar a assinatura.

Em resumo a todo esse processo, se o status da assinatura for desconhecido ou não verificado, ele deve ser validado manualmente para determinar a causa do problema e a possível solução. Porém, a melhor forma para realizar a validação da assinatura digital é sem dúvida adotar soluções automatizadas.

O uso de software de criptografia tem sido um dos métodos mais eficientes para fornecer a segurança de dados. Sendo especialmente usados para proteção realizada na transmissão entre redes.

5. Crie e revise regularmente seu processo de homologação da autenticação digital

A melhor forma de garantir a validação eficiente das inúmeras autenticações digitais que trafegam entre as empresas e usuários é ter um processo formal que faz parte das políticas de segurança da informação da organização.

Além de sua criação e uso, o processo de validação de assinatura digital deve ser regularmente revisado. Dessa maneira, pode-se evitar gargalos durante a verificação e, principalmente, com o mínimo de impacto nas operações da empresa.

A dica final direciona que a validação da assinatura digital seja algo transparente para os usuários. O objetivo é adotar as melhores práticas do mercado sem comprometer a qualidade e produtividade das empresas e usuários envolvidos.

E-VAL Saúde: Somos especialistas em assinatura digital

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o uso e validação de assinatura digital, o que você acha de implementar as nossas dicas em sua empresa?

Com foco exclusivo no mercado de saúde e uma equipe altamente especializada, a E-VAL Saúde oferece soluções customizadas que trazem segurança e agilidade aos processos de hospitais, laboratórios, clínicas e operadoras de saúde.

Além da gestão de contratos, autenticações eletrônicas e certificados digitais fornecem um alto valor de evidência para o arquivamento digital desses documentos. As instituições médicas podem usar essas ferramentas para evitar a formação de papel e para digitalizar documentos em papel existentes. 

Entre em contato hoje mesmo com o nosso time de especialistas para saber como a E-VAL Saúde pode ajudar sua organização a gerenciar seus contratos e todos os demais documentos e processos médicos.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!